Ampliação do PSF melhora atendimentos médicos em Laranjeiras

29/03/2016 às

A saúde de Laranjeiras teve várias mudanças em benefício da população. Desde o início da atual administração, a Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem buscado solucionar os principais problemas da pasta na cidade. Um desses benefícios foi a ampliação do Programa Saúde da Família (PSF), que desde 2014 passou a dar cobertura total ao município, tenho milhares de famílias cadastradas.

 

A coordenadora de Atenção Básica, Marilene Dórea, explica que através de um mapeamento, realizado pela Secretaria de Saúde, foi diagnosticado a necessidade da ampliação do PSF. “Em 2014 percebemos a necessidade de mais duas equipes para dar cobertura total ao PSF aqui no município. Dessa forma, lançamos junto ao Ministério da Saúde, pleiteando a aquisição de dois médicos do Programa Mais Médicos aqui para o município”, explica a coordenadora.

 

Marilene destaca que com a chegada de mais médicos, as equipes contemplam toda a população do município. “Já tínhamos uma equipe de profissionais e resolvemos contemplar áreas que estavam descobertas, como o Bom Jesus, Pedra Branca e uma parte do conjunto Manoel do Prado Franco. Com isso, nós temos hoje uma cobertura de 100% de Saúde da Família, dando mais assistência e garantindo aos moradores dessa cidade uma saúde de qualidade”, disse.

 

O médico Mariano Inácio dos Santos, é um dos profissionais do Programa Mais Médicos que chegou ao município em 2014 e realiza atendimentos na Unidade Básica de Saúde do povoado Bom Jesus.  “O Mais Médicos veio justamente firmar o PSF, a proposta é resgatar o programa, porque a maioria dos profissionais fazia ambulatório. Hoje nós temos tudo dentro de um cronograma, a segunda-feira é dia de demanda livre, terça-feira atendemos diabéticos e hipertensos, quarta-feira só gestantes, quinta-feira é dia de estudo e na sexta-feira quinzenalmente visita domiciliar e crianças”, destaca o médico.

 

“A diferença do Mais Médicos, hoje, é justamente essa questão de arrumação. Nós organizamos os atendimentos e as pessoas já sabem os dias de cada caso. O posto não fica sempre superlotado, pois cada um sabe o dia de procurar atendimento. O programa tem esse benefício de organizar, ter um cronograma”, concluiu o Dr. Mariano.

 

A auxiliar de Serviços Gerais, Maria Rosângela de Souza, destaca que os atendimentos na UBS do Bom Jesus melhoraram bastante.  “Os atendimentos estão ótimos. Não tenho o que dizer do médico, é um excelente profissional, sempre tendo bastante atenção com os pacientes. A enfermeira também é bastante atenciosa. É uma equipe maravilhosa. Sempre saio satisfeita das consultas. E esse jeito de ter os atendimentos organizados por dias da semana melhorou muito”, afirma.

 

A estudante Verônica dos Santos diz que a organização dos atendimentos diminuiu o fluxo de pessoas em busca de ficha. “Eu gosto bastante dos atendimentos, sempre que viemos procurar somos bem recebidos. Frequento essa Unidade de Saúde desde criança e essa questão de cada dia ser um atendimento diferente melhorou muito, não é mais uma multidão de pessoas buscando uma ficha. Cada qual vem no seu dia dentro da semana e encontra vaga facilmente”, enfatiza a estudante.

 

Sobre o PSF

 

O Programa Saúde da Família é um programa federal que contempla a Saúde da Família. Os profissionais fazem toda a cobertura da Atenção Básica, como consultas, visitas domiciliares, palestras, formação de grupos, bem como dando promoção e prevenção a saúde. As equipes são compostas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde, dentista e atendente de gabinete de saúde bucal. O PSF trabalha dividindo todo o território por áreas, cada equipe atende, em média, 3.500 famílias. Já os agentes de saúde trabalham com micro áreas.