Assaltos a ônibus em Aracaju somam 466 somente em 2016

30/03/2016 às
Nos primeiros 18 dias de 2016 foram registradas 121 assaltos a ônibus (Foto: Divulgação/Portal Infonet)
De janeiro até a última terça-feira, 29, foram registrados na capital sergipana 466 casos de assaltos em transportes públicos. A informação é do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Município de Aracaju (Sintra), que considera os esforços mantidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-SE) na tarefa de coibir ação de meliantes.
 
De acordo com o Sintra, nos primeiros 18 dias de 2016 foram registradas 121 ocorrências. “Entre as linhas onde há maior incidência de assaltos, estão as que envolvem os bairros Santa Maria, Maracaju, Parque São José e Sanatório”, ressalta o vice-presidente Francisco de Assis.
 
Francisco destaca ainda que um projeto de monitoramento de transportes públicos já foi elaborado pelo Sintra, em parceria com a SSP-SE, sendo a fase inicial executada com envios diários de imagens gravadas do interior desses automóveis.
 
“Os empresários das empresas de transporte público não enviavam essas imagens de monitoramento. Com a implementação dessa medida, as ocorrências que envolvem assaltos nesses veículos tendem a reduzir. Inclusive, prisões já foram efetuadas após análise de imagens”, acrescentou o vice-presidente, que almeja ainda nova reunião com representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), SSP-SE e Guarda Municipal para tratar do assunto.
 
Desespero
 
Vítima desse tipo de ocorrência, o estudante Daniel Silveira ressalta que já passou por situações desesperadoras ao circular em Aracaju utilizando transporte coletivo.
 
“Já fui assaltado em ônibus das linhas Santa Maria/Mercado, João Alves/Orlando Dantas, Augusto Franco/Bugio e Padre Pedro/Campus, com arma branca e de fogo, sendo que a última ocorrência se deu em 2014, com seqüestro. Dois meliantes renderam passageiros e roubaram pertences, como celular, carteiras, bijuterias. Ainda renderam com arma de fogo uma turista e o motorista, que tendo saído do bairro Santa Maria retornou pela Avenida Beira Mar, Conjunto Augusto Franco e depois nesse bairro, numa estrada de barro, onde liberou as vítimas”, relatou o estudante.
 
SSP-SE
 
Segundo a Assessoria de Comunicação da SSP-SE, em reunião realizada terça-feira, 29, entre o secretário João Batista Santos Júnior e representantes do Setransp, foi destacado que, segundo análises, o criminoso que pratica esse tipo de delito continua sendo jovem e se utiliza de armas brancas ou faz assaltos simulados, ou seja, sem a presença de nenhum tipo de armamento.
 
A SSP ressalta ainda que o presidente do Setransp, Alberto Almeida, se comprometeu em colocar um profissional especializado para capturar as melhores imagens do circuito interno de segurança dos ônibus para melhorar a visibilidade e catalogá-las a fim de identificar se determinado suspeito praticou o mesmo crime em outras ocasiões. Esse profissional trabalharia as imagens e as remeteria para o delegado Thiago Leandro, da Delegacia de Combate a Roubo a Ônibus, para adotar as providências necessárias.
 
João Batista, por sua vez, sugere ao Setransp a redução da circulação de dinheiro nos ônibus urbanos e implante cofres em toda a frota.