Autoridades sergipanas repercutem anúncio do novo Papa, Leão XIV

08/05/2025 às 15:03:43
Foto: Reprodução / Vatican Media

Nesta quinta-feira, 8, a Igreja Católica conheceu seu novo líder. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito Papa com pelo menos 89 votos entre os 133 cardeais com direito a voto — o equivalente a mais de dois terços, como determina a tradição do conclave. A partir de agora, ele será conhecido como Leão XIV, sucessor do papa Francisco na liderança espiritual de mais de 1,3 bilhão de católicos ao redor do mundo.

"Que a paz esteja com todos vocês. Quero oferecer uma bênção de paz que alcance suas famílias, todos vocês, onde quer que estejam."", disse Leão, em sua primeira saudação. "Deus ama a todos, e o mal não prevalecerá."

Em Sergipe, autoridades, a Arquidiocese de Aracaju e Diocese de Estância já estão repercutindo o anúncio do novo Papa. O governador Fábio Mitidieri (PSD), destacou o relevante papel que Robert Provst assume a partir de hoje. "Que a missão do novo Papa, o americano Robert Prevost, seja iluminada pela empatia, caridade e amor ao próximo. Que sua liderança traga esperança e alimente nossos corações com paz, em um mundo tão carente de compaixão e união", disse em sua conta no twitter.

Já o senador Rogério Carvalho (PT) afirmou que a escolha do novo Papa renova a esperança de que a Igreja Católica trilhe um caminho de paz, justiça e acolhimento, fiel aos verdadeiros ensinamentos de Jesus Cristo. "Que este novo tempo seja de diálogo com os mais vulneráveis e de compromisso com a vida digna para todos. Fé, inclusão e solidariedade: que essa seja a nova face da Igreja", ressaltou.

Assim que o novo pontífice foi apresentado na sacada da Basilica de São Pedro, a Arquidiocese de Aracaju se manifestou nas redes sociais. "A Igreja no Brasil se alegra com o novo sucessor de Pedro, o Papa Leão XIV. Nós já o amamos!", enfatiza a publicação.

A Diocese de Estância publicou um vídeo do momento em que os sinos da catedral estanciana tocaram celebrando o fim do conclave. "Neste momento de graça, convidamos toda a comunidade diocesana a se unir em oração pelo novo Santo Padre.Que o Espírito Santo o fortaleça na missão de guiar a Igreja com sabedoria, humildade e coragem, conforme os ensinamentos de Cristo", diz a publicação feita no perfil oficial da catedral.
 

Papa Leão XIV

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost tem 69 anos e faz história ao se tornar o primeiro papa oriundo dos Estados Unidos e o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante. Sua eleição representa um marco simbólico e geopolítico para o catolicismo, que avança em direção a uma representação cada vez mais global.

Apesar das origens norte-americanas, a trajetória pastoral de Leão XIV tem raízes profundas na América Latina. Missionário da Ordem de Santo Agostinho, ele desempenhou papel central na Igreja do Peru, onde serviu como bispo e ganhou notoriedade por sua atuação pastoral e administrativa. Sua experiência no continente sul-americano o aproximou das preocupações sociais e pastorais que marcaram o pontificado de Francisco.

Antes de ser eleito papa, Prevost ocupava dois cargos-chave na Cúria Romana: prefeito do Dicastério para os Bispos, responsável pela nomeação dos bispos em todo o mundo, e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, reforçando sua conexão com a região.

Leão XIV é visto como um continuador da linha reformista iniciada por seu antecessor, Papa Francisco. Especialista em teologia e direito canônico, combina rigor doutrinário com sensibilidade pastoral, atributos que devem orientar os próximos anos de seu pontificado.

Com sua eleição, Leão XIV herda os desafios de uma Igreja em transformação, chamada a dialogar com a modernidade, ampliar sua presença nas periferias e manter o impulso das reformas estruturais e pastorais iniciadas por Francisco. A escolha de Prevost aponta para uma Igreja cada vez mais conectada com o sul global e aberta a novos caminhos no século XXI.

 

Com informações do G1

*Matéria em atualização