CDL de Aracaju não espera crescimento nas vendas para o Natal

03/11/2014 às
Foto: Marina Fontenele/G1

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) informou nesta segunda-feira (3) que está preocupada com as vendas para o Natal. Para que o prejuízo não seja grande, os comerciantes esperam que o volume de compras se equipare ao mesmo registrado no fim do ano em 2013.

 

“Os empresários acreditam que esse número vai se igualar ao do ano passado, isso porque em todas as datas comemorativas de 2014 o volume de vendas ficou no mesmo patamar do ano anterior”, afirma Gilson Figueiredo, presidente da CDL.

 

Para a organização, alguns fatores são determinantes para a evolução comercial. “Essa falta de otimismo se deve a inflação alta principalmente nos gêneros alimentícios, juros exorbitantes, alto endividamento da população e também porque o empresário está com mais receio e precaução na hora de pedir crédito”, afirma Figueiredo.

 

Apesar disso, os setores de confecções e calçados estão confiantes, isso porque esses são os ramos que mais lucram com as festas de Natal e Ano Novo. De acordo com Dene Correia, gerente de uma loja de sapatos, o crescimento nas vendas deve ser de 10% e a contratação de funcionários temporários deve dobrar atual número de colaboradores. “Esperamos o ano inteiro por dezembro, sem dúvida é o melhor mês porque tem a compra dos presentes e também dos calçados escolares”, revela.

 

Quem também está otimista com a injeção do dinheiro do 13º salário na economia é a gerente de loja de roupas, Laélia Fontes. “Já começamos a fazer compras para reforçar o estoque”, afirma.