Centenas de romeiros lotam as ruas de São Cristóvão durante celebrações em honra ao Senhor dos Passos

23/02/2016 às

A emoção e a fé foram os sentimentos que dominaram o coração dos milhares de fiéis durante a Romaria do Senhor dos Passos, realizada durante todo final de semana no município de São Cristóvão. As ruas do Centro Histórico foram tomadas por uma multidão vinda dos quatro cantos do Estado e de várias cidades do país, devotos estes que por mais um ano relembraram o calvário de Cristo e renovaram seus votos de amor e devoção ao Senhor dos Passos.

 

Desde a tarde da última sexta-feira, 19, as caravanas já chegavam ao município trazendo vários dos romeiros participantes, mas a Romaria foi de fato iniciada na Igreja dos Capuchinhos, em Aracaju, de onde saiu a peregrinação com destino à 4° Cidade mais antiga do Brasil. “Retomamos novamente esse modelo de festa, iniciada com a procissão, e por mais um ano registramos um grande número de participantes. Foi gratificante ver a determinação e a fé dessas pessoas, que não desanimaram em momento algum e seguiram firmes em adoração ao Senhor dos Passos”, afirmou o Frei Rosenildo Alexandre.

 

Mantendo a tradição da família Marluce dos Santos Lima, de 63 anos, participou de mais uma edição da festa e elogiou as mudanças realizadas este ano. “Minha avó era devota do Senhor dos Passos e foi ela que sempre me levou para as celebrações. Toda minha família tem um vínculo muito forte com as tradições religiosas, e eu faço questão de preservar, por isso mesmo não morando mais em São Cristóvão venho todos os anos”, garante a aposentada que atualmente reside em General Maynard.

 

Com todo suporte médico, oferecido pela Gestão Municipal, e organização de trânsito, realizada numa parceria firmada entre a Diretoria Geral de Trânsito (Digertran) de São Cristóvão, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju e a Polícia Militar (PM), os romeiros percorreram cerca de 20 quilômetros e mesmo com o cansaço da caminhada não desanimaram e ainda nas primeiras horas do sábado, 20, deram continuidade às celebrações em honra ao Senhor dos Passos.

 

“Chegamos por volta das quatro horas da manhã, nos alimentamos bem e descansamos um pouco, pois as festividades estavam apenas começando. Nessa hora esquecemos as dores do corpo. Viemos para cuidar da alma e agradecer por todas as bênçãos recebidas”, afirmou Rejane Oliveira, que há 13 anos participa das festividades.

 

Vários pagadores de promessa e penitentes estiveram presentes na Romaria. Vestindo os tradicionais trajes roxos eles acompanharam as celebrações eucarísticas e procissões, a fim de renovar os seus votos com o Senhor dos Passos. “Tem gente que não entende por quê tantas pessoas percorrem os caminhos descalças ou mesmo de joelhos, mas só quem recebeu uma grande bênção sabe a importância e o significado disso. Para mim, que fui agraciado com a cura da minha filha, colocar os joelhos no chão é uma forma miníma de agradecer pela vida do meu bem mais precioso”, afirma José Sebastião dos Santos.

 

A peregrinação religiosa, que é considerada a segunda maior de Sergipe e a terceira maior do nordeste, fez com que os participantes revivessem os sete passos de Jesus Cristo no calvário e promoveu o encontro simbólico do Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores, que na tradição religiosa o amparou em sua dor. “Toda a romaria foi muito emocionante, mas o encontro de Cristo com sua mãe foi para mim o ponto alto da festa. Foi tudo muito lindo e de uma organização primorosa, como há muito tempo eu não via no município. Estão todos de parabéns”, garante o estudante Marcelo Silva.

 

O Prefeito Jorjão, sempre acompanhado da primeira-dama, Maria Elenildes Santos, se uniu aos milhares de fiéis durante os três dias da Romaria. “Foram dias de muita emoção e fé para o povo são-cristovense, tanto pela devoção religiosa, quanto pela tradição cultural que esta bela festa carrega. Poder vivenciar todos esses momentos de fé e devoção é um verdadeiro privilégio. Melhor ainda foi poder ver a emoção e a fé nos olhos de cada fiel, pois isso nos proporciona uma sensação indescritível. Estamos enfrentando um ano muito complicado para os municípios, com essa crise econômica e financeira, mas vamos continuar trabalhando para superar todas as dificuldades”, declara Jorjão.

 

O ex-governador de Sergipe, Albano Franco, também esteve presente nas celebrações e,  ao lado do Prefeito Jorjão, agradeceu por mais um ano de muito trabalho e pediu a intercessão do Senhor dos Passos. “O sacrifício de Cristo no calvário é um exemplo de amor e humildade, no qual eu acredito que todos nós devemos nos espelhar. Quero parabenizar todos os que fazem a Prefeitura de São Cristóvão, por trabalharem tanto a fim de fortalecer as tradições religiosas e culturais do seu município. É dessa forma que se trabalha em prol dos cidadãos e se fortalece o turismo, proporcionando progresso”, afirmou.

 

Compromisso e dedicação

 

Através de suas secretarias a Prefeitura de São Cristóvão ofereceu todo cuidado e atenção aos romeiros durante os três dias de festa, a fim de recepcionar da melhor forma possível os milhares de fiéis que participaram das festividades. Equipes de acolhimento foram montadas pela secretaria doDesenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest) nas escolas cedidas pela secretaria de Educação (Semed). A Sedest cuidou também para que os romeiros recebessem refeições, que foram servidas nas praças da cidade aos participantes, vindos de outros municípios e estados.

 

Ambulâncias e atendimento médico de emergência também foram disponibilizados pela Gestão Municipal, através da Secretaria de Saúde (SMS), 24h por dia, durante a festa para atender os participantes que necessitaram do serviço. Uma força tarefa, com reforços na equipe operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), também foi montada com objetivo de realizar fiscalização preventiva em todas as válvulas independentes de controle de distribuíção e nas Estações de Captação e Tratamento (ETA) do órgão e evitar uma possível interrupção no fornecimento de água no município.


 

A segurança dos romeiros foi garantida pela Polícia Militar (PM), que em parceria com a Diretoria Geral de Trânsito (Digertran) e as Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito (SMTT) da capital e de Nossa Senhora do Socorro, efetuaram a organização do trânsito durante a romaria. “Só tivemos motivos para comemorar, pois toda nossa organização permitiu que por mais um ano realizássemos uma festa de paz e com lembranças boas. Quero agradecer a todos os envolvidos e a atenção das instituições que colaboraram conosco”, agradece o Prefeito Jorjão.