Com a proximidade da Black Friday, Procon faz alerta para o consumidor

08/11/2020 às 09:42:06

A pandemia e as restrições impostas por ela, como o fechamento do comércio no auge da crise da Covid-19, fez com que consumidores buscassem à internet como ferramenta para adquirir os mais diversos produtos. Quem já tinha intimidade com esse modelo de compra, só aprimorou. E muitos que ainda não tinham passado por essa experiência, acabaram aderindo às compras online.

Mas foi também durante esta época que que os golpes cibernéticos se intensificaram. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE), entre março e abril deste ano, houve um amento de 63% nas queixas por esse perfil de crime em Sergipe.

No Procon Estadual, a demanda também cresceu. De acordo com a diretora do órgão, muitas vítimas eram aquelas que não tinham o hábito de compra online. “Tivemos aumento de reclamação em relação a compras realizadas pela internet, justamente esse consumidor que não tinha costume e acabou caindo em golpes. Mas também tivemos problemas com a entrega dos produtos e com assistência técnica. Foi um grande número de reclamação no setor de compras”, explicou Tereza Raquel.

Com o comércio já reaberto em todo país, lojistas e consumidores já se preparam para a Black Friday deste ano, programada para a sexta-feira 27 de novembro. Em datas como essa, os golpes costumam aumentar – e por isso o Procon faz alertas. “Nossa orientação é para que os consumidores estejam atentos as pegadinhas. Deve ser pesquisado o valor do produto e histórico do valor, a loja em si, evitar comprar em links de ofertas recebidas por e-mail e rede social, prestar atenção na entrega do prazo, se inclui frete ou não, e na embalagem do produto sobre as características dele” frisa Raquel.

Denúncias

De acordo com a diretora do Procon, o órgão normalmente recebe a reclamação pela internet ou e-mail e inicia a apuração dos fatos. “A gente notifica a empresa e na maioria das vezes resolve os casos de modo virtual com acordo entre a empresa e o cliente. O papel do Procon sempre foi conciliar a relação da empresa com os clientes”, explica.

Em casos em que o golpe é consumado, a recomendação é para que o consumidor preste um Boletim de Ocorrência na delegacia especializada, a de Crimes Cibernéticos.

Dicas

Para Raquel, um comportamento correto do consumidor é sempre guardar a nota fiscal para realizar troca, para ter garantias e resolver problemas de qualquer ordem envolvendo o produto. “Lembrando que todas as compras feitas na Black Friday seguem todos s os requisitos do Código de Defesa do Consumidor”, finalizou.

 

Fonte/Autor: Ícaro Novaes - Fan F1