CONDENADOS
A Justiça Federal julgou irregulares as licitações e contratações feitas pelo ex-prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck, durante o ano de 2004 e o primeiro semestre de 2005. Através de ação civil movida pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), o ex-gestor foi condenado por uso indevido de verbas dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Hagenbeck pagará multa civil pública e terá seus direitos políticos suspensos por seis anos.
De acordo com ação, o ex- administrador de Laranjeiras realizou compras com recursos do Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (Peti) sem exigência de nota fiscal. E também adquiriu produtos alimentícios para a merenda escolar sem licitação e fora do período letivo.
Além dele, também foram condenados o ex-secretário de finanças, Paulo Hagenbeck Filho, que pagará multa de R$ 5.000, e membros da Comissão Permanente de Licitação do município que tiveram participação nas irregularidades cometidas pelo ex-prefeito.
Essa não é a primeira vez que o ex-prefeito e seu filho, ex-secretário de finanças, são condenados por alguma irregularidade na Prefeitura de Laranjeiras. Em 2011, eles foram condenados pela Justiça Federal por improbidade administrativa. Isso porque o relatório do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), apontou uma série de práticas irregulares na aplicação de recursos do Ministério da Saúde entre os anos de 2005 e 2007, quando Paulo Hagenbeck era prefeito de Laranjeiras. Na época, os ex-gestores receberam pena de pagamento de multa e a suspensão dos direitos políticos por três anos.
A procuradora da República Eunice Dantas, responsável por analisar o caso da fraude nas licitações, já recorreu da decisão e pretende aumentar as penas.
NOTAS
FOGO AMIGO
Ontem (18) o coronel Maurício Iunes, comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, concedeu entrevista ao radialista George Magalhães, no programa A Hora da Verdade. Quando questionado sobre violência em Sergipe, o coronel afirmou que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) não tem nenhuma parcela de culpa no crescimento do crime. Isentando a responsabilidade da polícia, o coronel garantiu que o agravamento da violência acontece devido ao uso do Crack, jogando o abacaxi para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) descascar. É, parece que Iunes deu um tiro no pé.
ORDEM DE SERVIÇO
O prefeito de Socorro, Fábio Henrique, assina hoje (19), às 17h, em frente à Igreja Nossa Senhora da Rosa Mística, a ordem de serviço para construção da creche, que atenderá às comunidades do Marcos Freire III e Albano Franco.
GREVE
Os servidores dos Correios em Sergipe decretaram greve por tempo indeterminado. Entre as reivindicações da categoria estão o reajuste de 8,7%, reposição inflacionária e não privatização da empresa. Além disso, os funcionários reclamam da falta de segurança nas agências. “Já tivemos três mortes dentro dos Correios em Sergipe, que foram provocadas pela falta de segurança nas agências”, relatou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sinditect), Sérgio Lima. Hoje (19) a categoria realiza uma mobilização em frente à agência da rua Acre.













