Conselheiros municipais de Saúde visitam UPA e Caps de Aracaju

05/11/2014 às

Nesta quarta-feira, dia 5, conselheiros municipais de Saúde promoveram ação de visitas às Unidades de Saúde de Aracaju. Durante a manhã, os conselheiros fiscalizaram a estrutura e funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, no bairro Siqueira Campos, além dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Jael Patrício e Davi Capistrano, situados, respectivamente, nos bairros São Conrado e Atalaia. Acompanharam as visitas, o coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Saúde de Aracaju, René Porto, e a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Karina Cunha.

A cada inspeção feita, os conselheiros apuraram o cumprimento de medidas já solicitadas à secretaria e queixas apresentadas por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles também avaliaram a disponibilidade de insumos médicos e hospitalares nos locais e observaram a estrutura dos prédios e condições de equipamentos.

Na ocasião os membros do Conselho Municipal de Saúde observaram melhorias significativas em serviços como a UPA Nestor Piva que hoje conta com estoques de materiais abastecidos, além de melhor fluxo de atendimentos prestados à população. O coordenador da Rede de Urgência René Porto fez questão de colaborar com o CMS, repassando informações e também demonstrando os avanços na Saúde.

“A nossa meta assim função do Conselho é atender aos interesses da comunidade. Graças a processos como retomada dos plantões médicos e abastecimento de materiais médicos e hospitalares conseguimos aumentar significativamente a eficiência dos atendimentos prestados na UPA. Hoje contabilizamos que todos os meses têm sido feitos, em média, três mil atendimentos a mais”, explicou René Porto.

O conselheiro Fabio Meireles reforçou que a ação mantida pelo Conselho Municipal de Saúde visa ajudar na solução de problemas e implantação de medidas para melhor atender a população. “Hoje retomamos mais uma etapa de um trabalho que iniciamos doze meses atrás. Já temos visto resultados e nossa meta é continuar reforçando pontos que tragam mudanças positivas e fazendo críticas construtivas para melhorar os serviços, beneficiando a população”, explicou, acrescentando que os conselheiros estão otimistas quanto ao trabalho realizado.

A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Karina Cunha, acompanhou o CMS nas visitas aos Centros de Atenção Psicossocial e reforçou que a Saúde busca ampliar e qualificar a rede de assistência a pessoas com transtornos mentais e em tratamento contra o uso de álcool e drogas. “Hoje a gestão trabalha na busca de melhorias como a ampliação do Caps Ad III, transformação do Caps  infanto-juvenil num serviço 24h. Além disso, buscamos parcerias para implantar uma consultoria de rua e uma outra unidade de rua para atendimento em álcool e drogas”, explicou.