Defesa civil alerta que número de cidades sergipanas em situação de emergência devido à seca deve aumentar

05/01/2021 às 14:43:40
Foto: Zé Mário Braga/Arquivo

Dez municípios sergipanos estão em situação de emergência hídrica reconhecida pelo governo federal devido à estiagem. São eles: Frei Paulo, Monte Alegre de Sergipe, Canindé de São Francisco, Pinhão, Tobias Barreto, Poço Redondo, Carira, Porto da Folha, Poço Verde e Nossa Senhora da Glória.

De acordo com Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), o problema afeta mais de 44 mil pessoas, principalmente as da região do alto sertão sergipano. E em pleno verão, a lista de municípios pode aumentar.

Segundo o diretor da defesa civil estadual, tenente-coronel Luciano Queiroz, com a interrupção da operação carro pipa por parte do governo federal, desde a virada do ano, os municípios contam apenas com a distribuição feita pela administração municipal. Sem o repasse federal, quase 60 caminhões em Sergipe estão com o serviço suspenso para a distribuição de água.

Ainda segundo a Defesa Civil, não há data para o retorno do serviço.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) negou que houvesse a suspensão do programa em Sergipe e informou que será realizada, mesmo sem a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 ter sido aprovada, a primeira descentralização de recursos do ano para a Operação Carro-Pipa (OCP) nesta terça-feira, 5, diante da importância da ação de caráter emergencial.

De acordo com a legislação, é permitido o repasse de 1/12 do montante previsto na LOA para o período, que corresponde a R$ 7,5 milhões. O recurso será descentralizado para o Exército Brasileiro executar a Operação no semiárido no mês de janeiro.

A Pasta ressalta, ainda, que busca alternativas no âmbito do governo federal para garantir a execução da Operação em sua integralidade e evitar prejuízos.

Ainda segundo o MDR, em 2020 todo o recurso solicitado pelo Exército para a execução da Operação foi repassado e que no final do ano R$ 40 milhões foram devolvidos ao MDR por não terem sido executados.

 

Fonte/Autor: G1SE