Espaço Cultural de Setembro na AL é aberto com boa programação

25/09/2014 às

A primavera – estação das cores, das flores e da alegria – chegou primeiro na Assembleia Legislativa de Sergipe, com a abertura da programação do mês de setembro do Espaço Cultural Deputado Djenal Queiroz. O coquetel de lançamento aconteceu na terça-feira, 23, e reuniu um grande público que foi prestigiar os artistas que têm seus trabalhos expostos nesta edição da mostra de arte. Até o dia 20 de outubro estarão em exposição as pinturas do artista plástico Eduardo Fabião Lima, as fotografias de Ângela Cristina e as esculturas de Keninho.

 

Na abertura da Mostra, o escritor José Reginaldo dos Santos lançou seu livro “Mulheres Maravilhosas”. Na oportunidade, a cantora Raquel Delmondes fez o lançamento do seu CD “Vem cantar meu samba”. O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado José Franco (PDT), a diretora de Comunicação Social, jornalista Sandra Cruzz, e a curadora do Espaço Cultural, Ilma Fontes, recepcionaram os artistas e os apaixonados pela arte sergipana.

 

Também prestigiaram o diretor do Departamento Técnico-Legislativo da AL, Deoclécio Vieira Filho; a diretora de Cultura da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Antônia Amorosa de Menezes; e o desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe, Edson Ulisses.

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zé Franco (PDT), destacou a iniciativa. “Esse foi um grande projeto da professora Ilma Fontes. E vai seguir, vai ter continuidade. A cultura e a arte são necessárias e precisam ser preservadas. Quero um bem a esse Espaço Cultural e não apenas como presidente, mas como cidadão também. O nosso Nordeste tem uma diversidade cultural fantástica. Isso é uma dádiva de Deus. Terá sempre o meu apoio e o meu incentivo”.

 

Já a curadora do evento, a professora Ilma Fontes, fez um convite para a sociedade sergipana. “As pessoas têm até o dia 20 de outubro para virem prestigiar, aqui na Casa do Povo, Tem a exposição maravilhosa de Eduardo Fabião Lima, logo no primeiro dia da primavera, em plena sintonia com esse colorido da arte desse gaúcho que já está em Sergipe há 18 anos. Tem ainda a escultura de Keninho, um artista emergente, que vem de um prêmio de primeiro lugar por desenvolver um trabalho com tom crítico e político, algo bastante autoral, a partir da argila”.

 

Em seguida, a curadora seguiu destacando o trabalho dos artistas. “Selecionamos fotos de Ângela Cristina, de vários pontos de Aracaju, de Propriá, da Ilha do Cabeço, das cachoeiras, de Xingó. São paisagens bastante fotografadas, mas cada uma tem seu olhar peculiar. Sobre Raquel Delmondes eu avalio como uma nova estrela da música popular sergipana que se dedica com seriedade e que tem preparo para desenvolver sua arte. Já o livro de José Reginaldo presta uma homenagem às mulheres, mas não às políticas, mas aquelas que, de alguma forma, o ajudaram a tocar a vida”.

 

Música
A cantora Raquel Delmondes lançou seu CD valorizando o trabalho dos compositores sergipanos. "São 11 faixas de 11 compositores maravilhosos. Tem trabalho de Joésia Ramos, Mingo Santana, João Melo e uma gama enorme de compositores nesse trabalho de samba todo acústico. Vêm comigo Ricardo Vieira no violão de sete cordas e Baraka no cavaquinho. É uma oportunidade única poder apresentar meu trabalho aqui, na Casa do Povo”.

 

Livro
Já o escritor José Reginaldo dos Santos falou um pouco do seu trabalho. “Todas as mulheres são maravilhosas. Sempre gostei de abordar temas como o amor e a paz. Meu primeiro livro foi sobre a paz. Agora eu decidi fazer uma declaração de amor. Fiz pensando nas mulheres mais próximas e, depois resolver estender para aquelas que tinham importância social no bairro em que moro, mulheres como Maria Feliciana, Maria Marques e Antônia Amorosa”.

 

Presente na Mostra Cultural, a cantora Antônia Amorosa não escondeu a satisfação pela homenagem. “Acho que cada Espaço Cultural que se abre, engrandece os agentes da nossa cultura e das representações literárias. Isso faz com que se enriqueça cada vez mais a nossa arte. A Assembleia desempenha com grande competência sob o comando de Ilma Fontes. E nos enche de felicidade ficar sabendo que dentro dos homenageados, um escrito nos presta uma homenagem, entre as mulheres sergipanas”.

 

Foto


Já a fotógrafa Ângela Cristina disse que poder apresentar seu trabalho na Mostra Cultural da Assembleia é um motivo de realização profissional. “Sou apaixonada pela natureza, por cenários como o por do sol, por exemplo. Sempre quando estou com meus familiares procuro retratar momentos únicos, de emoção. Fico feliz pelas pessoas apreciarem meu trabalho e espero poder voltar a esta Casa”.