Fala agressiva de Arthur do Val gera polêmica e revolta em Sergipe

Uma fala agressiva do ex-deputado estadual por São Paulo, jornalista e youtuber Arthur do Val, direcionada ao povo sergipano, tem gerado forte polêmica e reações negativas nos últimos dias, tanto na internet quanto em veículos de comunicação.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais com o título “A verdade sobre Wesley Safadão”, o ex-parlamentar reage a uma gravação do evento em que o cantor , no palco do Forró Caju 2025, convida a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, e o deputado federal Thiago de Joaldo, para anunciarem, em público, o compromisso de garantir por emenda parlamentar a contratação do artista para o ano seguinte. Em um trecho, ele dispara palavras contra os sergipanos e, revoltado com o que considerou uso político da festa, Arthur do Val, segue com diversas palavras ofensivas.
“Presta atenção no que eu vou falar aqui, que eu não vou poupar palavras: este povo burro do c…, povo de chimpanzil, gente muito burra, gente filha da p…, retardada, aplaude quando um deputado vai lá e fala — eu trouxe emenda parlamentar pra trazer o Wesley e já estou firmando o compromisso de trazer ele ano que vem de novo. — E a galera aplaude, velho.”
As falas viralizaram rapidamente nas redes sociais, gerando reações de repúdio de autoridades. A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, respondeu em vídeo afirmando que não aceitará ataques ao povo da capital.
“Eu estava trabalhando na rua, como sempre faço, e me deparei com um vídeo revoltante. O autor, um deputado federal cassado de São Paulo, famoso por suas falas vergonhosas — aquele mesmo que teve a coragem de ofender as mulheres ucranianas em plena guerra — agora resolveu direcionar o preconceito dele para Aracaju. Pode me criticar, pode criticar a gestão, mas ofender o povo de Aracaju, aí não. Tomarei as providências legais cabíveis, repudiando essa fala criminosa. Porque o que ele fez não foi crítica. Ele cometeu crime. E crime de xenofobia tem que ser tratado como tal.”
O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, também se manifestou. “Meu repúdio a falas deste ex-deputado famoso por se envolver em polêmicas e comentários infelizes. Agora, de forma sem noção, atinge o nosso povo, que estava feliz se divertindo no nosso Forró Caju, uma festa linda que reuniu gente de todo o Brasil e aqueceu a nossa economia. Aceitamos críticas políticas, mas ofensas ao nosso povo, jamais. Lembro que xenofobia é crime e está enquadrado na Lei do Racismo”.
O governador de Sergipe também criticou a postura do ex-parlamentar em uma declaração pública. “Ele tem todo o direito de criticar o uso de emendas parlamentares para festejos, eventos culturais — isso é um direito democrático. Há pessoas que concordam, há pessoas que discordam. Mas na hora em que ele usa suas palavras para desrespeitar o povo sergipano, nós temos que nos manifestar. O povo sergipano é um povo bom, trabalhador. Nenhum povo, muito menos o nosso, merece ser tratado de forma desrespeitosa como ele fez. Nós exigimos respeito. Queremos ser tratados como as pessoas de bem que somos e repudiamos totalmente a fala do ex-deputado Arthur do Val”.
O deputado federal Ícaro de Valmir usou as redes sociais para dizer que o “respeito ao povo sergipano é inegociável”. Ele informou que apresentou uma notícia-crime ao Ministério Público Federal para que sejam apurados os possíveis crimes cometidos pelo ex-deputado. “Sergipe merece respeito. E quem ataca nosso povo, ataca a todos nós”, declarou.
A Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES) também se pronunciou, classificando as declarações de Arthur do Val como “xenofóbicas, ofensivas e racistas”. Em nota, a entidade afirmou que as falas demonstram “desprezo pela dignidade e pela cultura do povo sergipano” e reforçou que os eventos culturais, como o Forró Caju, são expressões legítimas da cultura junina e do direito ao lazer. A FAMES exigiu que o ex-deputado se retrate publicamente.
Apesar da repercussão, até o momento, Arthur do Val ainda não se posicionou sobre as declarações dos políticos sergipanos.
Por Verlane Estácio - Portal Infonet
