Georgeo Passos critica aumento de quase 16% nas passagens intermunicipais

Na Sessão Plenária desta terça-feira (22), o deputado Georgeo Passos (Cidadania), lamentou o reajuste de quase 16% nas passagens dos ônibus que fazem o transporte intermunicipal em Sergipe.
“A notícia após o feriado não é boa para quem depende do transporte intermunicipal por meio da Coopertalse (Cooperativa de Transporte Estadual), para ir de Aracaju a municípios municípios como Neópolis, Ribeiróplis, Propriá, Japoatã, o governo publicou no Diário Oficial de hoje uma resolução, aprovando a título de reequilíbrio econômico-financeiro, a correção dos valores das tarifas para as linhas do sistema de transporte coletivo intermunicipal de passageiros em 15,98%, ou seja, a partir de amanhã, serão quase 16%”, lamenta.
Georgeo Passos lembrou que há alguns anos, não há reajuste. “Os próprios proprietários dos veículos estavam solicitando ao governo, mas acredito que os passageiros que utilizam esse tipo de transporte, não tenham tido esse aumento. Aqui em Aracaju, a passagem do transporte coletivo está custando R$ 4,50, pois o aumento não foi repassado para os usuários. Sugiro ao governador Fábio Mitidieri que ao invés de retirar os 16% do bolso de quem precisa estar indo e vindo trabalhar ou para o médico, da capital para o interior, que pelo menos possacriar um subsídio e fazer essa conta para ue as cooperativas tenham esse reequilíbrio, mas não pese no bolso dos trabalhadores”, observa,
O parlamentar acrescentou que, com tanta arrecadação por parte do Governo do Estado, ajude a classe trabalhadora. “A própria secretária da Fazenda já informou aqui que houve aumento da arrecadação e o certo seria não repassar o reajuste de quase 16% para os passageiros”, reitera.
Esclarecimento
Em resposta, o líder do Governo na Alese, deputado Cristiano Cavalcante (PSD), informou que o Departamento de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) explicou que a correção tarifária no valor de 15,98% do transporte intermunicipal decorre de uma necessária atualização de custos operacionais das cooperativas dos últimos três anos.
“Período no qual não houveram reajustes. O novo percentual estabelecido pelo Conselho de Transportes, resulta de um estudo de planilha de custo operacional com renovação de frota, o aumento de 37% no valor do veículo, salários dos trabalhadores e a manutenção veicular. Com aproximadamente 600 veículos e as cerca de 120 linhas que atendem os 75 municípios, o transporte intermunicipal de Sergipe é o mais barato, quando comparado com estados vizinhos a exemplo de Alagoas e Bahia, cujo percentual é de 28% maior”, esclarece destacando que o novo reajuste visa a necessidade de manter a qualidade dos serviços e a operacionalização das cooperativas, passando a vigorar a partir desta quarta-feira (23), após acordo firmado entre o estado e os cooperados.
Fonte: Alese
