
Governo de Sergipe promove famtour para agentes de viagens do Rio Grande do Norte

O Governo do Estado promoveu mais uma ação de familiarização do destino Sergipe. Desta vez, o famtour realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Sergipe (ABIH/SE) e com a Foco Operadora, aconteceu entre os dias 27 e 31 de julho e contou com a participação de cerca de 20 profissionais de turismo do estado do Rio Grande do Norte. O objetivo foi apresentar os atrativos turísticos para que possam ‘vender’ o destino Sergipe com mais propriedade para os clientes no mercado potiguar.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, explica que, com as visitas de familiarização, os agentes de viagem passam a conhecer de perto os principais atrativos de Sergipe. Assim, ele aponta, ao experienciar as belezas naturais, a gastronomia e a cultura do estado, que são tão diversas, os profissionais vão repassar o sentimento da vivência aos potenciais turistas, que compreenderão melhor tudo o que o estado tem a oferecer. “É fundamental que os profissionais conheçam nossas praias, saboreiem nossas iguarias e descubram nossas cidades históricas, para ampliar a imagem do nosso estado diante dos clientes, que serão nossos futuros turistas. Quanto mais gente visitar nosso estado, mais vamos movimentar toda a cadeia produtiva do turismo, gerando emprego e renda”, destacou.
Durante os cinco dias em solo sergipano, o grupo potiguar conheceu diversos atrativos turísticos. Em Aracaju, na Orla da Atalaia, estiveram no Oceanário – Projeto Tamar e na Passarela do Caranguejo, onde garantiram registros fotográficos ao lado do crustáceo gigante. Também fizeram um city tour na capital sergipana, conhecendo os principais pontos turísticos no Centro, como Museu da Gente Sergipana e Lago da Gente Sergipana, com parada nos mercados municipais. Já no interior, os agentes de viagens foram a Canindé do São Francisco, onde conheceram o cânion, a hidrelétrica e o Museu de Arqueologia de Xingó (MAX), e fizeram a Rota do Cangaço.
O executivo de Contas da Foco Operadora, Alex Fernandes, que veio a Sergipe pela primeira vez, elogiou o estado, o qual considerou muito acolhedor e com “energia boa”. “Em todos os produtos e empreendimentos que a gente tem passado, sentimos esse calor das pessoas, dos funcionários dos hotéis, dos restaurantes, dos serviços prestados. A gente sente esse acolhimento, essa recepção bem-feita, e tem sido uma experiência muito boa”, afirmou.
Alex Fernandes ressaltou, em especial, a riqueza dos produtos a serem conhecidos, tanto da capital, Aracaju, onde há muitos pontos turísticos a serem visitados, quanto no interior do estado, onde existe grande variedade de roteiros. “Há, também, as cidades próximas [como São Cristóvão e Laranjeiras], a Rota do Cangaço [entre Canindé do São Francisco e Poço Redondo], que é algo novo e que faz parte da nossa programação. Acho que tudo isso enriquece ainda mais a programação para a gente ofertar aos nossos agentes de viagem, para que eles tenham autonomia de venda e promoção do destino para os clientes finais”, opinou.
A empresária Jéssica Brasil, diretora da Brasil Agência de Viagens, em Mossoró (RN), também não conhecia Sergipe e se mostrou extasiada diante de todos os lugares que visitou. “Foi fantástico, estou encantada. Confesso que nem eu, que sou nordestina, sabia que o Nordeste tinha tanta coisa linda, tanta coisa bacana, tanto lugar incrível para se conhecer, como foi essa minha experiência aqui com vocês”, declarou.
Conhecedora da história de Virgulino Ferreira, o Lampião, Jéssica Brasil comentou que ter feito o percurso da Rota do Cangaço foi uma experiência única, especialmente pelo fato de ter visitado a Grota do Angico justamente no dia em que estava sendo celebrada uma missa em homenagem ao Rei do Cangaço, Maria Bonita e os integrantes do bando deles. “Para mim, foi uma das melhores experiências. Sem contar, também, com aquela imersão no cânion do Rio São Francisco, o Velho Chico. Foi uma emoção tamanha. Foi o famtour que me proporcionou isso, e foi maravilhoso”, salientou.
Diferentemente dos colegas de famtour, a diretora da Bogarim Tour, Irlani Dantas, de Macaíba (RN), já conhecia Sergipe. A última vez em que esteve no estado foi há quase dez anos. Ela revela que, no ano passado, a agência trouxe um grupo de 50 passageiros ao estado, mas, infelizmente, a agente de viagens não pôde vir. “Sergipe é um destino incrível. Tive que vir renovar o conhecimento. Muita coisa mudou para melhor. A Orla de Aracaju é fantástica, o Cânion de Xingó é maravilhoso, de uma beleza incrível. Amei, amei, gostei de tudo. Agora, é com mais propriedade que a gente vai trazer mais grupos ainda. Até porque ficou mais fácil, devido à renovação do conhecimento”, pontuou.
Fonte: Setur
