
Governo de Sergipe promove seminário para dialogar sobre preservação de equipamentos culturais e turísticos

O Governo de Sergipe, por meio das secretarias especiais de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), da Cultura (Secult) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), realizará o 1º Seminário Gestão de Espaço Culturais, com foco em dialogar sobre os novos rumos, desafios e tendências para o gerenciamento de equipamentos públicos voltados à cultura e ao turismo. O encontro será realizado no dia 2 de setembro, na Biblioteca Pública Epiphânio Dória.
O seminário é uma iniciativa do Programa Integrado de Desenvolvimento Cultural e Turístico de Sergipe (Viva-SE) e busca promover a mobilização dos atores envolvidos na gestão cultural e fomentar o diálogo sobre as melhores práticas e modelos de gestão e governança aplicados aos equipamentos culturais, fortalecendo a cultura como ferramenta de desenvolvimento social e econômico.
Para o secretário especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, a parceria entre as pastas reforça o compromisso coletivo do Governo de Sergipe com a valorização e a qualificação das políticas públicas voltadas para a cultura. “O seminário será um espaço de construção colaborativa, troca de experiências e compartilhamento de estratégias para uma gestão mais democrática, participativa e sustentável dos nossos espaços culturais. É preciso refletir sobre o futuro desses equipamentos, sobre como garantir sua sustentabilidade nos próximos anos, como assegurar que esses equipamentos continuem vivos, relevantes e que promovam uma cultura mais inclusiva, acessível e alinhada às demandas da comunidade”, destacou.
Aberto ao público, o evento busca conectar gestores e servidores públicos, agentes culturais, entidades sem fins lucrativos da área de cultura, estudantes, professores e pesquisadores para fomentar o debate sobre o tema, com a finalidade de diagnosticar como o Estado deve estar preparado para a implantação dos novos equipamentos, por meio do Programa Viva-SE.
A programação contará com palestra relacionada aos desafios e oportunidades da governança de equipamentos públicos culturais e painéis sobre novos modelos de gestão para equipamentos culturais, estado da arte e financiamento da cultura no Brasil.
De acordo com o secretário especial da Cultura, Valadares Filho, a realização do Seminário é um marco para o fortalecimento da política cultural em Sergipe. “A Secult reforça seu compromisso com o diálogo, a inovação e a construção coletiva de soluções para a gestão democrática e sustentável dos nossos equipamentos culturais. Este é um espaço de escuta e troca de experiências que contribui diretamente para o desenvolvimento de uma cultura mais participativa, acessível e conectada às necessidades da nossa população”, ressaltou.
Sobre o Programa Viva-SE
O Programa Integrado de Desenvolvimento Cultural e Turístico de Sergipe (Viva-SE) é uma iniciativa que visa despertar o sentimento de sergipanidade por meio da implantação de espaços culturais que manifestem o legado histórico estadual. O Viva-SE compreende um conjunto de 15 projetos voltados para a cultura e o turismo, com o objetivo de promover o desenvolvimento de diferentes regiões de Sergipe.
O programa está sendo elaborado com o suporte das secretarias de Estado do Turismo (Setur), Fazenda (Sefaz), Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), secretarias especiais de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) e Cultura (Secult), Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e Instituto Banese e será viabilizado por meio de operação de crédito com o BNDES de até R$ 180 milhões, aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) em 2023.
Fonte: Seplan
