Inaugurações em Telha

24/01/2022 às 12:15:20

O prefeito Flávio Dias entregou no último dia 20 uma creche municipal e um posto de saúde totalmente reformados à comunidade do Município de Telha, no Baixo São Francisco sergipano. Ambas as obras foram executadas com recursos próprios, com destaque especial para Escola Municipal Aliete Santos Costa, que foi ampliada, ganhando novas acomodações adaptadas para atender os alunos do maternal da rede estudantil no povoado São Pedro. O espaço chama a atenção pelos detalhes e pinturas ilustrativas, que agradaram aos professores e aos pais dos alunos que foram recepcionar a entrega da nova escola.

Melhor atendimento

A comunidade do povoado São Pedro, em Telha, também ganhou uma Unidade Básica de Saúde totalmente reformada, além de uma ambulância e mais quatro veículos para atender os pacientes que precisam de tratamento no capital. A UBS Emílio Santos Gomes conta com consultórios médicos e odontológico, além de salas de atendimento com ar-condicionado, mostrando o compromisso do prefeito Flávio com a população. Um bom exemplo a ser feito com os recursos públicos!

Águas do São Francisco

Resolvidas umas pendências, surgem outras. Após a entrega, no dia seguinte as águas do Rio São Francisco, liberadas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) na Hidrelétrica de Xingó, chegaram a Prainha da Adutora, local conhecido na região pela beleza e atrativo turístico, já que possui vários bares e restaurantes no espaço. Devido ao grande volume, que é contido pela barragem, as águas tomaram as margens e inundaram a praia e os estabelecimentos comerciais ali presentes. A Prefeitura de Telha já vinha informando aos comerciantes sobre a possível inundação, mas somente após as águas chegarem e que foram retirados os utensílios e maquinários dos donos de bares e restaurantes da localidade.

Assistência e danos 

A Prefeitura de Telha tem dado assistência e está acompanhando a situação. Já o prefeito do município vizinho de Propriá, Dr. Valberto Oliveira, afirma que poderá entrar com uma ação contra a Chesf devido aos prejuízos causados pelo aumento contínuo de vazão feito pela Chesf na barragem de Xingó. De acordo com ele, além de danos em infraestrutura da cidade e povoados, os agricultores locais também estão sofrendo com suas plantações, já que não foram informados adequadamente de tal situação. Valberto acredita que não somente Propriá, mas que outros municípios do Baixo São Francisco possam entrar com uma ação conjunta de reparados de danos causados pela enchente. A declaração foi feita na manhã dessa segunda-feira (24), na Rádio Fan FM.