Integrante de quadrilha de estelionatários é preso em Aracaju

23/02/2016 às
A Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE) divulgou nesta terça-feira (19) os detalhes da prisão de um homem acusado de estelionato em várias agências bancárias de Aracaju. Luiz Eduardo Vilar de Araújo, 24 anos, foi preso no último sábado (20), no bairro Pereira Lobo, zona Oeste de Aracaju, por policiais da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).
 
De acordo com a SSP, os policiais flagraram o momento em que Luiz Eduardo jogou um objeto no chão e foi abrigar-se em uma parada de ônibus na Avenida Augusto Franco, nas imediações do Estádio João Hora. Durante abordagem e revista pessoal, foi encontrada a quantia de R$ 1.785 em dinheiro, dois cartões de crédito em nome de terceiros, bem como comprovantes de pagamentos e transferências bancárias de altos valores.
 
Em depoimento, o acusado disse que faz parte de uma quadrilha de estelionatários e agia nas áreas de autoatendimento dos bancos, instalando um pedaço de madeira no compartimento onde é introduzido o cartão, de forma que o prendesse na máquina, impedindo sua retirada - procedimento conhecido popularmente como “chupa cabra”.
 
“A partir daí, o infrator se apresentava de maneira solícita para o cliente, oferecendo-lhe um falso número de contato do banco. Entretanto, ao efetuar a ligação, o cliente passava, sem perceber, a manter contato com um comparsa de Luiz Eduardo, o qual, dentre outras informações, conseguia extrair dados de segurança necessários para autenticação da movimentação bancárias, tais como senhas e dados pessoais”, relata o cabo Luciano Costa.
 
Luiz Eduardo ainda revelou que preferia agir em unidades do Banco do Brasil por conta do limite maior para transações bancárias fora do expediente e aos finais de semana, quando não havia funcionários.
 
Ainda segundo a polícia, o acusado efetuava saques e transferências máximas permitidas, bem como a quitação de licenciamento de veículos de outros Estados, os quais foram anotados em uma caderneta apreendida pela polícia.
 
O acusado e todo o material com ele apreendido foram encaminhados à Delegacia Plantonista para as providências necessárias.