Morre Ivan Valença, ícone do jornalismo sergipano

22/04/2025 às 08:43:31
Arquivo Infonet/reprodução

Faleceu na noite desta segunda-feira, 21, aos 81 anos, o jornalista Ivan Macedo Valença, um dos nomes mais marcantes da comunicação em Sergipe. Pioneiro no webjornalismo no estado, Ivan foi um dos fundadores do Portal Infonet, onde manteve uma coluna política e também atuava como colaborador na seção de cinema — duas de suas grandes paixões. De acordo com a família, o comunicador estava internado há dois meses em um hospital particular da capital sergipana e morreu em decorrência de uma insuficiência respiratória.

Nascido e criado em Aracaju, Ivan Valença construiu uma trajetória de destaque no jornalismo e permaneceu ativo mesmo após a aposentadoria, sempre presente nos bastidores da imprensa sergipana. Reconhecido pela generosidade em compartilhar conhecimento, era referência para as novas gerações de profissionais, a quem orientava com entusiasmo e experiência.

Apaixonado por cinema, assunto que dominava com profundidade, Valença era presença constante em debates e discussões sobre a sétima arte. Seu olhar crítico e sua vasta bagagem cultural o tornaram uma figura respeitada dentro e fora das redações.

Em nota conjunta, o Sindijor/SE e a Fenaj lamentaram profundamente a perda e destacaram o papel fundamental do jornalista na formação de gerações e no fortalecimento da profissão. “Ivan foi uma indiscutível referência na apuração dos fatos e produções textuais responsáveis por formar múltiplas opiniões com base na verdade. Idealizador de projetos direcionados para o universo da comunicação social, sinônimo de exemplo para acadêmicos e jornalistas diplomados, além de exímio apreciador das múltiplas manifestações artísticas e culturais.

Em matéria publicada sobre o falecimento de Ivan, o  Portal Infonet destacou que o com seu olhar sensível e sua escrita afiada, o jornalista ajudou a moldar o jornalismo digital em Sergipe e compartilhou sua paixão pelo cinema, pela política e pela vida. "Seu legado permanecerá vivo em cada linha escrita, em cada jornalista que inspirou e em cada memória que deixou entre nós. O jornalismo sergipano se despede de um mestre".

Autoridades de Sergipe, a exemplo do governador Fábio Mitidieri e do senador Rogério Carvalho, também lamentaram a partida do jornalista.

“O jornalismo sergipano se despede de um mestre visionário da comunicação e amante do cinema. Ivan foi repórter, assessor, secretário da Cultura e fundador do Jornal da Cidade, um inovador incansável que transformou a forma de informar e contar histórias”, afirmou o governador Fábio Mitidieri.

Já o senador Rogério Carvalho afirmou que o compromisso de Ivan Valença com a verdade e sua paixão por Sergipe marcaram gerações. "Ivan deixa um legado de ética, coragem e dedicação à comunicação pública. Sergipe perde um mestre das palavras. Ivan Valença, presente!”, escreveu.

Trajetória

Com mais de 60 anos dedicados à comunicação, Ivan Valença iniciou sua carreira como repórter em 1957. Passou por veículos como Gazeta Socialista e Gazeta de Sergipe, e desde 1962 escrevia sobre cinema, uma de suas grandes paixões.

Em 1972, fundou o Jornal da Cidade ao lado de Nazário Pimentel e Joaquim Ribeiro, onde seguia atuando com a coluna dominical “Colunão” e uma página sobre cinema. Foi também redator da Pimentel Promoções e colaborador frequente de veículos como a revista da Fecomércio, os jornais Povão e Folha Metropolitana, além do portal Infonet, do qual foi um dos fundadores, assinou colunas sobre cinema e política e participou dos vídeo chats em períodos eleitorais.

Na vida pública, foi secretário-adjunto de Cultura de Sergipe, presidente da Fundação Cultural de Aracaju e secretário de Estado da Cultura. À frente da Imprensa Oficial, liderou a criação da Segrase.

Foi pioneiro ao fundar o primeiro video clube de Aracaju e, nos anos 1980, criou uma gráfica voltada à produção de jornais para o interior. Representou Sergipe em festivais internacionais de cinema, como Cannes e Milão.

 

 

Da Redação Sergipe em Foco com informações do Portal Infonet