Prefeitura de São Cristóvão divulga nota sobre fornecimento de água

12/02/2016 às

Em respeito aos cidadãos atendidos pelo Serviço Autonômo de Água e Esgoto (SAAE) a diretoria administrativa do órgão comunica à população residente na região da Cidade Alta, que desde a última quinta-feira, 04, vem tomando todas as providências cabíveis com o intuito de regularizar, com a maior brevidade possível, o fornecimento de água na região. A expectativa das equipes técnicas, que há mais de uma semana trabalham no local, é de que todos os reparos sejam concluídos até esta sexta-feira, 12, proporcionando a estabilização do fornecimento de água de forma gradativa para a população ao longo do final de semana.

Inicialmente a queda de vazão foi provocada por uma falha mecânica em uma das bombas que realizam a captação de água na Barragem do Rio Muniz, estação que atende o centro histórico. A falha foi percebida pela equipe técnica do SAAE, que constatou o defeito e no intuito de promover agilidade no concerto acompanhou todo o processo de reparo junto à empresa responsável pelo serviço, solucionando o problema inicial ainda na última sexta-feira, 05. Após a instalação da bomba, na manhã do sábado, 06, nova irregularidade foi percebida no sistema de captação. Um novo estudo foi realizado e identificada rachadura na tubulação de sucção, submersa em tanque, fato este que impossibilitou o pleno funcionamento do maquinário.

A partir desse momento uma nova jornada foi iniciada em busca do tubo necessário para efetuar a devida substituição, mas por tratar-se de material específico e de grande porte, não encontrado à disposição para venda no mercado convencional e com sua fabricação demandando ainda mais tempo para resolver a problemática, a direção do SAAE buscou alternativas paralelas junto aos seus parceiros. “Graças à colaboração da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) conseguimos ainda no sábado garantir a chegada da peça necessária para realizar o serviço, porém devido ao período carnavalesco não foi possível efetuar a instalação da peça de imediato, pois a mesma necessitava de um aparato específico, como parafusos, porcas e suportes (tirantes), que somente encontramos em casas especializadas no segmento”, detalha diretor-presidente do SAAE, Helvécio Dantas.

Imediatamente a abertura do comércio na quarta-feira, 10, todo material necessário para instalação da peça foi adquirido, permitindo a continuidade do serviço. Devido ao avançado grau de oxidação em que se encontravam os antigos parafusos, se fez necessária a utilização de maquinário especializado para extração dos mesmos, na quinta-feira, 11. Neste mesmo dia, graças aos esforços da equipe de operação do SAAE, conseguimos retirar o antigo tubo submerso no tanque e iniciar a montagem da nova estrutura. Nesta sexta-feira, 12, será concluído o serviço com a instalação da tubulação e até o final do dia a segunda bomba será religada.

É importante salientar ainda que, diferente das notícias divulgadas durante todo o feriado no município, o SAAE não deixou em nenhum momento de realizar o fornecimento de água na sede de São Cristóvão, pois todas as demais estações de captação e tratamento não sofreram prejuízos e continuaram funcionando normalmente durante o Carnaval. Já em algumas residências localizadas na região da Cidade Alta foi registrado o desabastecimento, pois apenas uma das bombas que realiza a captação e distribuíção da água na localidade continuou atuando com vazão reduzida, que não é capaz de compensar o desnível existente naquele local. A direção do SAAE tem consciência dos transtornos causados pela falta de água na região da Cidade Alta, mas salienta que as demais localidades do município, o que corresponde há mais de 70% de toda população atendida pelo órgão, não sofreram prejuízos durante o feriado vez que o fornecimento nas demais regiões se manteve estabilizado.

É importante salientar também que todos os esforços e ações realizados pela gestão do SAAE no município possuem caráter paliativo, vez que é de conhecimento de toda população a realidade do sistema de abastecimento de São Cristóvão. “O sistema possui uma defasagem de mais de 50 anos e estamos a mercê de sofrer novos danos, em outros pontos, a qualquer momento. Devido a essa realidade estudos técnicos foram realizados com o objetivo de encontrar alternativas para regularizar o fornecimento. Mediante esses estudos ficou comprovado que o montante necessário para regularizar de forma definitiva o sistema de abastecimento está fora da realidade econômica do município”, comenta o diretor técnico do SAAE, Roberto Leão.

Desta forma o Plano Municipal de Saneamento Básico, foi elaborado e aprovado através do Projeto de Lei nº 208/2014 pela Câmara de Vereadores. O plano prevê a realização de processo licitatório onde o vencedor estará habilitado a gerenciar o sistema de abastecimento de água no município, por tempo determinado, assegurando ainda a incorporação de todas as benfeitorias realizadas neste período ao município. A lei foi aprovada pelo Judiciário local, mas continua sob análise do Tribunal de Justiça do Estado (TJSE).

Enquanto a execução do plano não é iniciada a Gestão Municipal, através do SAAE, vem envidando todos os esforços para manter o abastecimento de água no município. Mas apenas essa dedicação não é suficiente. Sem recursos viabilizar o serviço de forma eficiente e constante torna-se uma tarefa impossível. O déficit financeiro enfrentado pelo SAAE deve-se ao alto índice de inadimplência dos consumidores, que em 2015 chegou aos 71%, além do grande número de ligações clandestinas existentes na rede, que oneram e prejudicam o fornecimento.