Prefeitura de São Cristóvão e Sesc articulam parceria para o FASC
A Prefeitura de Municipal já trabalha a todo vapor para o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), que neste ano acontece de 14 a 17 de novembro. Na manhã desta terça-feira (09), o prefeito Marcos Santana e a secretária Municipal de Governo e Relações Comunitárias, Paola Santana, estiveram reunidos com a diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, para alinhar uma parceira com a instituição visando o Festival.
O prefeito Marcos Santana destacou no encontro que o FASC é uma ferramenta para gerar a economia criativa no município. “Nós temos vários objetivos com o FASC e um deles é gerar emprego e renda. Queremos criar possibilidades não apenas no Festival, mas a partir dele. Nós não fazemos o FASC apenas como forma de entretenimento, nosso principal objetivo é deixar um legado para a vida da cidade, para vida das pessoas”, explicou.
De acordo com a secretária da Segov, Paola Santana, a Prefeitura tem buscado sempre parcerias para fortalecer as atividades locais e promover emprego e renda para a população sancristovense. “O nosso festival é o maior evento cultural e artístico de Sergipe e um dos maiores do nordeste brasileiro, por isto o esforço extraordinário para realizá-lo. Ficamos muito felizes em saber que o Sesc será nosso parceiro e queremos que essa parceria também se estenda para outras áreas e eventos”, afirmou.
Segundo a diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, a instituição está disponível para contribuir durante o FASC e em outros momentos. “Estamos aqui para estreitarmos ainda mais essa parceria afim de solidificarmos ações onde possamos fomentar a cultura e uma economia criativa dentro dessa cultura”, pontuou.
O FASC
Nas ruas de São Cristóvão nascia em 1º de setembro de 1972, o FASC (em plena Ditadura Militar), como um espaço de vanguarda e liberdade. Embora tenha sido pensado enquanto um evento cívico, a partir da convocação do Governo Federal para que os estados e as universidades realizassem comemorações sobre os 150 anos da Independência do Brasil, o evento logo se tornou o maior núcleo cultural de Sergipe e um dos maiores festivais de artes do nordeste brasileiro. Realizado ininterruptamente, o FASC aconteceu durante 23 anos (de 1972 a 1995), sob tutela da Universidade Federal de Sergipe.Em seguida, com algumas interrupções, o evento aconteceu até 2005. Depois de um hiato de 12 anos, e por iniciativa da gestão do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (através da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água e da Secretaria Municipal de Governo e Relações Comunitárias), o FASC ressurgiu em 2017 mantendo a parceria com a UFS e outras instituições particulares.
Prefeitura de São Cristóvão











