Prefeitura de Socorro promove curso sobre manipulação de alimentos para vendedores do Forró Siri
Com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade aos forrozeiros do maior São Pedro do Brasil, o Forró Siri, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro realizou, na última quinta-feira, 14, o curso de boas práticas sobre a correta manipulação de alimentos para as pessoas que irão comercializar produtos durante o evento.
O treinamento, realizado no auditório da Secretaria da Saúde, é uma das exigências que a Secretaria da Cultura do Município faz aos mais de 300 inscritos que concorrem a uma das vagas ofertadas gratuitamente pela Prefeitura para quem deseja atuar na sede de Socorro, no Parque dos Faróis e nos Conjuntos Jardim e João Alves, durante os festejos juninos.
De acordo com a secretária da Cultura, Renata Braz, a próxima etapa será o sorteio público dos espaços com todos os que receberam o certificado da capacitação. “Além dos cuidados na manipulação dos alimentos, os vendedores também recebem orientações jurídicas sobre a venda de bebidas alcoólicas a menores e a pessoas com deficiência. Este treinamento é uma demonstração da preocupação que o prefeito Fábio Henrique tem com o bem-estar de quem faz e participa do Forró Siri”, ressaltou Renata.
A parte técnica sobre a boa prática na manipulação de alimentos, destinada aos ambulantes e aos profissionais que vão trabalhar durante o Forró Siri, foi ministrada pela Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde. A coordenadora, Clauderci Dantas, apresentou aos presentes algumas doenças que são transmitidas por água e alimentos contaminados.
“Mostramos para eles os riscos que o manuseio incorreto dos alimentos pode provocar. Assim como as doenças causadas, o ciclo evolutivo das verminoses e a relação direta que tem com as comidas e bebidas”, destacou Clauderci.
Já o médico Veterinário, David de Castro Lima enalteceu a importância do uso de luvas e toucas durante o manuseio dos alimentos, além da forma correta de armazenar o gelo e da venda do churrasquinho, que deve ser feita em prato de plástico. Ele informou ainda que, equipes de fiscais farão inspeções nos locais que os ambulantes usarão para comercializar durante a festa e que será feita a entrega de um Kit de boas práticas (luvas, toucas e sacos para lixo) a todos.
Bebidas alcoólicas
Ao promotor Luis Fausto Valois Santos, da promotoria da Vara da Infância e do Adolescente de Nossa Senhora do Socorro, couberam as orientações jurídicas sobre a venda das bebidas alcoólicas. “O papel do Ministério Público é promover, educar e passar para esses comerciantes a responsabilidade social que eles devem ter em não vender bebidas alcoólicas a crianças, adolescentes e pessoas com deficiência”. De acordo com o representante do Ministério Público, quem é flagrado vendendo bebida alcoólica à menor, a lei prevê pena de dois a quatro anos de prisão.
Ao final do treinamento, os participantes receberam da Vigilância Sanitária o certificado do Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.











