Projeto Pescando Memórias proporciona atividades culturais e educativas para jovens são-cristovenses

18/04/2016 às

O centro comercial do Conjunto Eduardo Gomes foi tomado durante a última sexta-feira, 15, pela euforia e curiosidade de centenas de jovens, que motivados pelas atividades desenvolvidas pelo projeto “Pescando Memórias: Dialogando com Sergipe”, participaram de palestras com foco na saúde e na cultura do município, oficinas de grafite, rodas de conversa e de capoeira. A iniciativa recebeu todo o apoio da Gestão Municipal através de suas secretarias de Educação (Semed), Saúde (SMS) e de Infraestrutura e Meio Ambiente (Seima), além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

De acordo com o idealizador do projeto, Givanildo Santos Santana, o seu objetivo principal sempre foi fazer com que os jovens conhecessem a história e as tradições da localidade onde vivem, para que pudessem se orgulhar. “Eu e minha esposa criamos o Pescando Memórias para resgatar a autoestima dos moradores do Povoado São Braz, mas vimos que poderíamos ir muito mais longe e expandimos isso para o “Dialogando com Sergipe”, que tem o intuito de promover o intercâmbio entre os moradores da nossa comunidade com vários municípios do Estado, por meio da cultura, do esporte e da educação. O projeto existe há quatro anos e com muita luta estamos conquistando nosso objetivo. Só podemos agradecer todo o apoio da administração municipal, que nos acolheu e proporcionou a oportunidade de trazermos tantas coisas boas para cerca de 400 jovens”.

 

O secretário de Educação, Mário Jorge Oliveira, prestigiou o evento e destacou a importância de ações como estas no município. “Abraçamos essa iniciativa, pois ela tem tudo a ver com o nosso ideal de educação e cultura para os jovens de São Cristóvão. Buscamos apoiar, dentro das nossas possibilidades, toda essa ação, pois sabemos o quanto ela proporciona lazer e conhecimento para os cidadãos, além de um dia complemente diferente e cheio de conhecimento, graças às atividades como dança, grafite, capoeira e palestras. Acredito que a medida que nos apropriamos da nossa cultura ampliamos a nossa visão de mundo e crescemos muito no quesito educação de qualidade. Estão todos de parabéns”, declara.

 

O grafiteiro são-cristovense, Arthur Antunes Vieira Nunes, de 25 anos, foi um dos inscritos na oficina de arte de rua e elogiou a iniciativa. “O grafite é a nossa forma de expressão na parede, para que todos possam apreciar e ser impactados por ela. Comecei há pouco mais de três meses, depois de participar de um curso com o pessoal do Pescando Memórias e me identifiquei bastante. Essa é a primeira vez que participo de um projeto como esse aqui em São Cristóvão e gostaria muito de ver outros se multiplicando no município e proporcionando mais cor e alegria às ruas da nossa cidade”. Desejo partilhado pela jovem, Carina Vieira Santos, de 19 anos. “Colorir as ruas é deixar a cidade mais viva e alegre. Através do grafite podemos trazer representatividade e cultura para as pessoas”.

 

A historiadora do Iphan, Flávia Gervásio, realizou uma palestra contando um pouco da história local para os estudantes que puderam conhecer detalhes importantes da história do município onde vivem. “O Projeto Pescando Memórias é muito interessante, pois desperta nas crianças e jovens o interesse de preservar a memória da sua localidade, e é disso que estamos precisando em São Cristóvão, motivar os nossos jovens a conhecer um pouco mais da sua própria história e manter toda essa riqueza viva. São Cristóvão é a 4° cidade mais antiga do Brasil e possui um patrimônio cultural muito rico, mas ainda pouco explorado pelos moradores, mas aos poucos estamos conseguindo mudar essa realidade, graças a ações como estas”, comemora.

 

Mas não foram apenas os jovens que receberam atenção neste dia de mobilização. Com um stand montado no Centro Comercial a SMS promoveu um dia conscientização para todos os cidadãos que circularam pelo local, com informações sobre o tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, aferição de pressão arterial e muito mais. “Montamos o cantinho da Saúde, onde realizamos a distribuíção de panfletos educativos, camisinhas e aproveitamos a oportunidade para conscientizar a população em geral contra o tabagismo. Trouxemos ainda um odontólogo para fazer a palestra sobre saúde bucal, com os jovens e realizamos a distribuição de creme dental e escovas para incentivar a escovação adequada para as crianças”, destaca a diretora municipal de saúde, Larissa Bezerra Silva.