Saúde de Laranjeiras realiza mutirão de combate ao Aedes aegypti
Para intensificar ainda mais as ações de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura Popular de Laranjeiras tem realizado trabalhos diários em diversos bairros do município, principalmente aqueles com maior número de denúncias. Integrando essas ações uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quarta-feira, 17, um mutirão de combate ao Aedes aegypti no conjunto Salinas.
O coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Reinaldo Andrade, diz que o conjunto já havia recebido um mutirão de combate ao mosquito da dengue, mas houve a necessidade de se fazer outra ação para abranger mais residências. “Nós estamos fazendo esse trabalho aqui através de um pedido da secretária. Esse é o nosso segundo mutirão aqui na localidade, pois o nosso propósito é acabar com todos os focos do mosquito Aedes aegypti”, disse.
Segundo o coordenador cerca de 10 agentes de Endemias estavam trabalhando no mutirão em busca de focos e orientando as pessoas a combater o mosquito. “Esse conjunto tem em torno de 210 de casas, para cada agente são 25 casas, mas o nosso principal problema aqui é o grande número de casas fechadas. Em algumas casas aqui nós encontramos larvas, daí coletamos e vamos levar para análise em laboratório. A recepção das pessoas é sempre muito boa, todos estão empenhados em combater esse mal”, concluiu.
A dona de casa Maria Dominga do Nascimento diz que costuma manter seu quintal limpo para evitar o mosquito e as doenças causadas por ele. “Tem gente que não liga, deixa quintal sujo, não limpa, garrafas abertas, e tem aqueles que cuidam bem, ou seja, uns prejudicam os outros. Eu procuro sempre manter a minha casa limpa, o meu quintal bem cuidado para evitar essas doenças, o mosquito na verdade. É uma ação muito importante para nós moradores”, destacou a moradora.
“Eu acho que as pessoas precisam ter mais cuidado, organizar tudo, deixar todos os recipientes bem fechados. É muito importante fazer uma ação como essa para orientar as pessoas e evitar essas doenças”, afirma a dona de casa Rosimeire Nunes das Chagas, ao enfatizar que a orientação é muito importante, para que as pessoas tenham o cuidado de manter caixas d’água e vasos bem fechados, evitando assim a proliferação do Aedes aegypti.
A dona de casa Josefa de Jesus diz que por já ter contraído uma doença transmitida pelo mosquito, tem o cuidado de evitar a proliferação do mesmo. “Para mim é muito bom, porque vai orientando mais o que a gente pode fazer para nos livrar desse mosquito, evitar essas doenças. Eu já tive essa doença e tive febre, articulações inchadas, sentia muita dor, mal me alimentava. Hoje tenho um cuidado maior aqui em casa e me preocupo se os vizinhos estão fazendo o mesmo. Para mim é uma ação muito importante, porque a doença só sabe quem já teve”.











