Segunda fase da 7° edição da Campanha Contra o Glaucoma beneficia 256 cidadãos são-cristovenses

18/05/2016 às
Foto: Débora Caldas

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 18, a segunda fase da 7° edição do Projeto de Combate ao Glaucoma na Unidade Básica de Saúde Maria José Figueiroa, localizada no Conjunto Brigadeiro Eduardo Gomes. A ação, que é fruto da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE), beneficiou 256 cidadãos com a realização de exames para identificação da doença, avaliação do quadro clínico dos pacientes em tratamento e entrega de colírios. 

 

Convivendo com o Glaucoma há mais de 20 anos a aposentada Maria Augusta dos Santos, de 89 anos, participou pela terceira vez da ação e saiu mais uma vez satisfeita com o atendimento e a atenção de toda equipe. “Eu gosto muito porque antes precisava ir até a capital para realizar o exame, isso sem falar no tempo que eu perdia tentando marcar o exame. Muitas vezes passei do prazo de três meses para retornar para consulta, mas agora isso não acontece mais e eu estou conseguindo tratar a doença com a medicação em dia e de graça. Só posso agradecer a gestão pela iniciativa e ao IOSE por apoiar tudo isso”, declara. 

 

Atualmente cerca de 525 cidadãos são acompanhados e tratados de forma gratuita pelos profissionais do IOSE. Nesta segunda fase da campanha 27 novos casos da doença foram diagnosticados e outros 170 pacientes efetuaram a revisão do seu quadro clínico. Em 58 pacientes, que realizaram os exames de forma preventiva, não foram diagnosticadas manifestações da doença e um deles teve o tratamento finalizado. “Esperávamos uma quantidade maior de pacientes nesta fase, mas mesmo com vários deles não tendo participado temos conseguido manter o acompanhamento regular da maioria. Ficamos muito satisfeitos com os resultados, e esperamos todos aqui novamente no mês de Agosto”, declara a assistente social da SMS, Rosângela Félix. 

 

Ciclo

 

A campanha se repete a cada três meses, quando novos pacientes diagnosticados e os que já estão em tratamento devem se dirigir aos postos de atendimento montados pela Gestão Municipal a fim de realizar consulta com os oftalmologistas, onde efetuarão a identificação da doença ou a revisão do seu quadro clínico.Todos os diagnosticados com o Glaucoma já saem da consulta com três unidades do colírio utilizado para tratamento (durante três meses) em mãos, garantindo um aumento significativo das chances de cura da doença. A medicação é entregue gratuitamente a todos os cidadãos.