
Sindijor/SE repudia ataques contra jornalistas da comunicação da Prefeitura de Aracaju

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor/SE) publicou nesta terça-feira, 27, uma nota de repúdio contra o Major Lino, em razão de ataques verbais direcionados ao jornalista Cícero Mendes e aos demais profissionais de jornalismo que atuam na comunicação institucional da administração municipal de Aracaju.
De acordo com o sindicato, as agressões verbais têm se tornado recorrentes e são frequentemente disseminadas por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens, com relatos de dezenas de testemunhas sobre o conteúdo ofensivo proferido pelo militar.
“O Sindijor/SE considera inaceitável que profissionais da comunicação pública, no exercício legítimo de suas funções, sejam alvo de intimidações e discursos de ódio. O respeito à liberdade de imprensa e à atuação ética do jornalismo deve ser um compromisso de todos os cidadãos, sobretudo daqueles que ocupam cargos públicos e de liderança”, destacou o sindicato na nota.
Confira a nota na íntegra:
A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor/SE), no uso das suas respectivas atribuições, em consonância
com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), repudia veementemente as agressões verbais direcionadas pelo Major Lino contra o Jornalista Cícero Mendes, bem como a todos os profissionais do Jornalismo que atuam na administração pública municipal de Aracaju.
A recorrência destes fatos tem sido protagonizada em redes sociais e aplicativos de conversa, diante de dezenas de testemunhas que, de igual modo ao Sindijor, repudiam a postura. As palavras ofensivas, carregadas de preconceito e desrespeito a nossa classe trabalhadora, de igual modo apresentam teor violento diante das ameaças propondo embate físico. Este cenário é reflexo do contexto vulnerável identificado pela Fenaj, o qual está presente no Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2024.
Diante dos fatos protocolados em nossa entidade sindical, oferecemos ao Jornalista Cícero Mendes – e todos os demais profissionais que porventura se
sintam ofendidos, assistência jurídica para que este tipo de posicionamento agressivo não fique impune.
Att,
Direção Sindijor Sergipe
Da Redação Sergipe em Foco com informações do Sindijor/SE
