Socorro investe em melhorias na infraestrutura de escolas e reafirma compromisso com a educação
Ofertar uma educação cada vez mais qualificada e com um bom rendimento escolar aos estudantes socorrenses. Essa é uma das principais metas da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, que, nos últimos seis anos, investiu em obras de reforma e ampliação das escolas da rede municipal, além, da construção de oito novas instituições de ensino. O objetivo é valorizar o aprendizado dos alunos em sala de aula e também atender às demandas dos profissionais que atuam nas unidades. Tudo isso representa um impacto bastante positivo no cenário municipal.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Carlos Cunha, as melhorias estruturais das unidades de ensino beneficiam a prática pedagógica. “É importante que as crianças e os professores se sintam amparados, em um ambiente de trabalho com infraestrutura adequada. Por isso, investimos também na ambiência das salas de aula. Em muitas escolas da rede municipal de ensino, as salas são climatizadas, o que gera mais conforto aos alunos”, ressalta o secretário.
Entre as escolas construídas estão a Neuzice Barreto (Piabeta), Leonel Brizola (conjunto João Alves), Nair Menezes (Conjunto João Alves), Manoel Cunha (Marcos Freire III), Jason Gois da Silva (Conjunto Jardim), Major João Teles (Povoado Palestina), Padre Pedro (Marcos Freire I), Barquinho Amarelo (Marcos Freire II). Já as escolas Mariana Prado (Parque dos Faróis), Gentil Daltro (Rosa de Maio), Elisa Teles (Piabeta), Josefa de Santana (Guajará), Honorina Costa (Sede), Maria da Conceição passaram por reformas e ampliação estrutural.
Apoio pedagógico
Para a diretora da Escola Municipal José Teixeira da Cruz, Maria José Oliveira, as escolas municipais de Nossa Senhora do Socorro apresentam um ambiente favorável ao desenvolvimento das crianças. “Além de todo o projeto pedagógico ofertado em sala de aula, trabalhamos com o princípio da escola integrada, ou seja, mais próxima da comunidade. Além de preparar os alunos para as lições diárias da sala de aula, preparamos os nossos alunos para a vida”, destaca.
Mais Educação
Como forma de fortalecer, ainda mais, as ações em educação, o Município de Socorro, realiza o Projeto “Mais Educação” em grande parte das escolas da rede municipal. A ação visa induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral.
“Durante as aulas de reforço realizamos o acompanhamento pedagógico, promovemos aulas de educação ambiental, incentivo ao esporte e às atividades de lazer. Abordamos também os direitos humanos em educação, cultura e artes, além da cultura digital e ações de promoção da saúde. Todas essas iniciativas reforçam o conteúdo passado em sala de aula e estimulam o senso crítico e a autonomia do aluno”, informa a orientadora pedagógica do “Mais Educação”, Letícia Alves.
Aprovação
Todas essas medidas realizadas pela prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, a fim de proporcionar melhorias no ambiente escolar, têm agradado professores e também aos estudantes. “Na maioria das escolas encontramos um ambiente muito bem cuidado e colorido. Isso ajuda a trazer as crianças para a escola e a prender a atenção delas durante as aulas, o que colabora com o desenvolvimento do trabalho, garantindo aulas com muito mais qualidade”, conta a professora, Melissa Santos.
O mesmo depoimento positivo é visto entre os estudantes. “Gosto bastante da escola que eu estudo. Aqui, aprendi a ler e a escrever, fiz muitos amigos. A escola é bastante bonita, limpa e bem organizada”, relata Emily Vitória, 9 anos, estudante da escola José Teixeira Cruz.
Quadras poliesportivas
Além do fortalecimento das ações e disciplinas de sala de aula, a área esportiva e de educação física também é outro ponto a ser destacado. Isso porque, foram feitos grandes investimentos para construção das quadras poliesportivas. ”As escolas Diva Corrêa (Conjunto Fernando Collor), já foi entregue aos alunos. Já as quadras das escolas José do Prado Franco (Marcos Freire II) e João Garcez Vieira (Santa Cecília) seguem em fase de construção”, finaliza o secretário Carlos Cunha.











