Laranjeiras
-

 

Fundação: 7 de agosto de 1832

Gentílico: laranjeirense

Distância até a capital: 19 km

 

Dados Gerais:  Laranjeiras é um município brasileiro do estado de Sergipe. Laranjeiras, cidade da Região Metropolitana de Aracaju, é uma das poucas onde ainda se pode ver a força da arquitetura colonial. Ruas, casarios, igrejas, tudo respira a mais pura história. Laranjeiras já foi a mais importante cidade sergipana. Berço da cultura, educação, política e da economia sergipana. Lá foi fundada a primeira escola de Sergipe, o Colégio Nossa Senhora Sant'Anna. Este município só não se tornou a capital de Sergipe por conta de uma manobra política de Inácio Joaquim Barbosa, que transferiu a sede de São Cristóvão para Aracaju. Segundo o Censo 2010 feito pelo IBGE a população da cidade é de 30 124 habitantes.

 

Eventos culturais e turísticos

Os maiores eventos festivos da cidade são e encontro cultural, o Combate Lambe-sujos e Caboclinhos e o Micareme.

·         Encontro Cultural - Demonstração da riquíssima cultura do Estado. Teatro de rua, grupos folclóricos, cordel, palestras, seminários e bandas culturais e populares (de renome nacional) se misturam durante três dias inteiros da primeira quinzena do mês.

·         Festa de Reis - Comemoração do Ciclo Natalino com procissão

·         Festa do Bom Jesus dos Navegantes - Festa sacra com procissão no rio que corta o centro histórico da cidade. Blocos de frevo tocam pelas ruas da cidade.

·         Semana Santa / Penitentes – grupo de penitentes vagam encapuzados pelas ruas da cidade durante a quaresma, rezando e cantando.

·         Micareme - festa que reúne blocos de estilo carnavalesco mas tocando músicas de frevo e marchinhas. Ocorre durante três noites da segunda quinzena do mês.

·         Manifestações afro-brasileiras com lavagem da Igreja Senhor do Bonfim

·         Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus (novena e procissão)

·         Festival de música - Durante a primeira semana do mês ocorre apresentações de grupos musicais, bandas escolares, turmas de aprendizes, orquestras profissionais e fanfarras oficiais.

·         Corte do Inhame Nagô

·         Combate do Lambe Sujo e Caboclinho - Festa popular de cunho profano, revivendo a memória das lutas entre os negros (homens pintados de cabaú) e índios (homens pintados de xadrez vermelho)