Nossa Senhora da Glória
-

 

Fundação: 26 de Setembro de 1928

Gentílico: gloriense

Distância até a capital: 126 km

 

Dados Gerais. Nossa Senhora da Glória é um município brasileiro do estado de Sergipe. O nome Nossa Senhora da Glória, segundo informam as pessoas mais antigas do lugar, foi iniciativa do Pe. Francisco Gonçalves Lima, seu primeiro capelão, que trouxe a imagem da referida santa, consagrada então padroeira do lugar, e o sino para a primeira capela. O município de Nossa Senhora da Glória localiza-se na Região Nordeste do Brasil, no oeste do Estado de Sergipe, na micro-região do alto sertão do São Francisco. Sua população, segundo o censo de 2010, é de 32 514  habitantes.


Cultura: 

Por estar situada no sertão, ainda hoje é comum encontrar, principalmente na feira realizada às sextas e sábados, homens caracterizados de vaqueiros. Entre os principais eventos do município estão a festa da padroeira Nossa Senhora da Glória, comemorada com missa e procissão no dia 15 de Agosto, e o antigo evento hoje com suas atividades encerradas “O Homem mais feio do sertão”, promovido por Marujo, que já entrou para o calendário do município, além destes o antigo Forró da Paz onde já foi um evento revelação na cidade, promovido pela Câmara de Dirigente Lojistas e a Prefeitura Municipal.

O Gloriense é um povo muito religioso, predominando no município o catolicismo. A Igreja Matriz, que passou a ser paróquia em 1959 e teve como primeiro pároco José Amaral de Oliveira, foi construída em terreno doado por um senhor conhecido apenas por Xixiu.

Outro ponto que a cidade vem se destacando como polo cultural é com o festival "Rock do Sertão" que tornou-se referência para a música sergipana, servindo como espaço para que as bandas locais possam mostrar o seu trabalho. O público que cresce a cada edição é uma prova de como lança raízes no processo de desenvolvimento e reconhecimento da boa música do estado. Tanto que o festival encontra-se em 2011 na sua oitava edição, obtendo cada vez mais reconhecimento na mídia nacional.