Monte Alegre
-

Fundação: 25 de novembro 1953

Gentílico: montealegrense

Distância até a capital: 156 km 

 

Dados Gerais:  Monte Alegre de Sergipe é um município brasileiro do estado de Sergipe. Monte Alegre de Sergipe está posicionado em uma latitude -10.02° sul e a uma longitude -37.56° oeste, no noroeste do estado de Sergipe, na Microrregião Sergipana do Sertão do São Francisco e Mesorregião do Sertão Sergipano. Sua sede municipal está em uma altitude de cerca de 265m. Limita-se ao norte com os municípios de Poço Redondo e de Porto da Folha e, ao leste com este município e com Nossa Senhora da Glória, ao leste e ao sul com o município de Glória e a oeste com o município de Pedro Alexandre, Bahia. De acordo com o Censo 2010 a população chega a 13 621  habitantes.

 

 

Cultura, festas e Religiosidade

Apesar de ser um município com pouco mais de meio século de fundação, concentra uma população que esteve e está intimamente vinculada ao modo de vida rural e que ainda resistem com seus mitos e crenças onde resgatam a vida no campo, como a lenda da Caipora, da Mãe d'água, do fogo-corredor, etc.. Contudo, uma crença que marca a história do município é a história do lobisomem de Monte Alegre, que seria um homem do nome de João Valentim, muito conhecido na região, e que a população da época e de todas as redondezas muito temia, como conta o professor Eloy.
 As festas juninas no município, conhecido com Forró Alegre, que acontece na segunda metade do mês de junho, são bastante tradicionais e atraem pessoas de vários municípios do estado e outras regiões e que infelizmente sua tradição foi quebrada já que nos nos anos de 2011 e 2013 não ocorreu. 
Para alguns deve-se ao fato da ocorrência intensa da seca e por isso o juiz local pode ter impedido a realização,uma vez que o município se encontrava em situação de emergência, já para outros não passou de um descaso com a cultura da região por parte dos administradores. 
Outras comemorações bastante importantes são a do Padroeiro -Sagrado Coração de Jesus - no final do mês de maio até o início de junho além de outras festas nas Igrejas Evangélicas como o Congresso da UMADEMA, da Assembleia de Deus. Além das festividades, na região preserva a famosa "pega de boi no mato", muito presente nos povoados e localidades rurais, a corrida de argola, corrida de cavalo, etc.