Nossa Senhora das Dores
-

 

Fundação: 11 de Junho de 1859

Gentílico: dorense

Distância até a capital: 72 km

 

Dados Gerais.  Nossa Senhora das Dores é um município brasileiro do estado de Sergipe. O município de Nossa Senhora das Dores fica a 72 km de Aracaju,capital do Estado de Sergipe, localizada no Médio Sertão do estado numa faixa de transição entre o litoral e o sertão. Com cerca de 32 mil habitantes, é a principal cidade da Região do Médio Sertão Sergipano, sendo também destaque na mesorregião e microrregião do Estado. Possui uma área de 482,6 km². Fica a 72 km de Aracaju e a 392 km de Salvador.

O cidade localiza em uma altitude de 250 metros em uma vasta planície, faz parte da Bacia hidrográfica do Rio Sergipe e Rio Japaratuba, sua maior altitude é a Serra do Besouro com cerca de 310 metros acima de nível do mar, seguidos da Serra de Itapicuru que chega a 270 metros. A zona urbana da cidade conta com cerca de 16 mil habitantes e a zona rural com 9 mil habitantes.

 

Turismo

A Festas da festa do boi, é não só a mais importante festa da cidade, como uma das mais importantes do interior do estado. E ainda serve de referência quando se fala da cidade. Também existem, a Micarense que acontece sempre no mês de maio, e a festa da padroeira no mês de setembro.