Isenção do IR beneficiará 48% dos professores da educação básica em SE

Sergipe está entre as unidades da Federação com maior número de professores da educação básica beneficiados pela ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda. A medida, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com vigência a partir de 2026, garante isenção total para trabalhadores com renda mensal de até R$ 5 mil e descontos graduais para quem recebe até R$ 7.350.
De acordo com estimativas da Nota Técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), antes da mudança, 29,5% dos docentes da educação básica em Sergipe eram isentos do tributo. Com as novas regras, esse percentual sobe para 48,2%, o que representa quase metade da categoria no estado.
O levantamento aponta ainda que outros 12,6% dos professores sergipanos passarão a contar com redução nas alíquotas do Imposto de Renda, dentro da faixa de renda intermediária. Já a parcela de docentes submetidos à alíquota máxima de 27,5% deve cair de 53,4% para 39,2% do total.
Nacional
Em todo o país, 620 mil professores da educação básica vão deixar de pagar o Imposto de Renda. Com isso, mais da metade de todos os profissionais da categoria passam a ser completamente isentos. O estudo do Ipea indica que a reforma mais do que dobra a proporção de isentos: antes, 19,7% dos docentes não pagavam Imposto de Renda. Após a mudança, o percentual chega a 51,6%. Outros 21,9% passam a integrar a faixa de redução do tributo. No total, ao menos 1 milhão de professores da educação básica vão ter aumento na renda disponível, seja por isenção total ou redução do IR.
Fonte: Portal Infonet













