PF cumpre mandado em Aracaju em operação que investiga esquema de fraudes previdenciárias

03/04/2025 às 12:57:05
Foto: PF

Na manhã desta quinta-feira, 3, a Polícia Federal, com o apoio da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (CGINP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deflagrou a Operação Desbloqueio, visando desarticular um esquema de fraudes previdenciárias milionário que envolvia a participação de um servidor do INSS. O servidor atuava irregularmente em todas as 27 unidades da Federação.

A investigação culminou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Aracaju. Os levantamentos apontam que o servidor estava envolvido nas fraudes desde setembro de 2023, sendo responsável pelo desbloqueio indevido de aproximadamente 20 mil benefícios previdenciários em todo o país.

As apurações revelaram que a fraude consistia na liberação indevida de desbloqueios de benefícios para a contratação de empréstimos, sem o conhecimento ou autorização dos titulares ou de seus representantes legais. O valor total dos empréstimos concedidos irregularmente ainda está sendo calculado pelos investigadores.

Os crimes investigados incluem inserção de dados falsos em sistema de informações e corrupção, podendo resultar em penalidades severas aos envolvidos. A operação segue em andamento para identificar outros possíveis participantes no esquema e recuperar eventuais valores desviados.

 

 

Da redação Sergipe em Foco com informações da PF/SE