Trânsito no Centro Histórico de São Cristóvão será alterado para a Procissão do Fogaréu

17/04/2025 às 08:31:52
Foto: Dani Santos

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), informa que o trânsito no Centro Histórico sofrerá alterações nesta quinta-feira (17) devido à realização da tradicional Procissão do Fogaréu. O fechamento parcial das vias terá início às 17h30, com bloqueio total a partir das 18h30, abrangendo todo o circuito da encenação na Praça São Francisco.

As áreas destinadas ao estacionamento durante o evento serão a Praça da Bíblia, a Rua Dom Vicente Távora e a Praça Lauro de Freitas. Os bloqueios ocorrerão nas seguintes vias: Rua Frei Santa Cecília, Rua Mamede F. Dantas, Rua Ivo do Prado e Rua Erundino Prado. Como rotas alternativas de fuga, os condutores poderão utilizar a Rua João Bebe Água, a Rua Almirante Amintas Jorge e a Praça João Ferreira.

A segurança será reforçada com rondas ostensivas e ininterruptas ao longo de todo o trajeto da procissão, que inclui as seguintes vias: Rua Coronel Erundino Prado, Rua do Rosário, Praça João Francisco dos Reis, Travessa 31 de Março, Rua 31 de Março, Rua Engenheiro Botto de Barros, Rua Messias Prado, Praça do Carmo, Rua Tobias Barreto, Praça Getúlio Vargas e Rua Ivo do Prado.

A procissão

A Procissão do Fogaréu tem origem no século XVIII, trazida pelos franciscanos portugueses, e desde então integra o patrimônio cultural e religioso da cidade. A celebração tem início com a tradicional Missa de Lava-Pés, às 17h, no Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Vitória, na Praça da Matriz. Às 20h, ocorre a encenação da Paixão de Cristo na Praça São Francisco, seguida pela procissão que percorre as ruas do Centro Histórico, iluminadas por tochas que substituem a iluminação pública e criam um ambiente único de fé e reflexão.

O percurso da procissão contempla dez ruas e passa pelas tradicionais praças do Carmo e São Francisco, onde são encenados momentos marcantes da Paixão de Cristo, como a entrada de Jesus em Jerusalém, a Última Ceia, a perseguição e sua condenação. Neste ano, além do suporte na organização do trânsito, a Prefeitura está investindo R$ 120 mil na estrutura do evento para garantir uma realização segura e bem organizada para todos os participantes.

 

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão