O vereador e presidente da Câmara Municipal de Itabaiana, Marcos Oliveira, foi o quarto Deputado Estadual mais votado do estado de Sergipe. Com 35.114 votos, Marcos foi o indicado por Valmir de Francisquinho para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Em entrevista ao jornalista Narciso Machado, no Jornal da Fan FM, Marcos falou sobre a sua trajetória de vida e história com a política em Itabaiana. “Comecei a trabalhar na vida ajudando o meu pai nas feiras livres. Já pequeno tinha o meu negócio, depois fui estudar, passei no vestibular para História e em seguida para Direito. Vim de uma família simples mas de gente muito trabalhadora. Gente que sempre prezou pela melhoria de vida através dos estudos”, detalhou Marcos.
O jovem parlamentar ingressou oficialmente na vida pública em 2016, quando foi eleito vereador em Itabaiana aos 26 anos. “Eu promovi debates profundos na Câmara e me destaquei na política como líder de Valmir. Tanto é que em 2020 eu fui reeleito com uma quantidade significativa de votos. No meu segundo mandato, me tornei presidente da Câmara, sendo o parlamentar mais jovem da história a ocupar essa posição”, explicou.
Marcos falou sobre as suas expectativas para assumir o cargo de Deputado em 2023. “O povo de Sergipe pode esperar de mim um mandato de destaque. Sou um jovem, com novas ideias, e estarei sempre pensando em melhorar a vida dos sergipanos. Toda cidade de Sergipe precisa e merece passar pela transformação que Itabaiana passou”, disse. Ele acrescentou, ainda, que vai ocupar a tribuna para promover debates profundos sobre temas que afetam diretamente a vida da população.
Região Metropolitana do Agreste
Um dos seus projetos de campanha foi a criação da Região Metropolitana do Agreste. O projeto trata da união entre os 14 municípios do agreste para ampliar o desenvolvimento socioeconômico da região. O foco será a geração de emprego e renda por meio da criação de oportunidades para jovens no mercado de trabalho, além de ações de infraestrutura que melhorem o escoamento da produção local. Outro eixo da proposta é a extensão de uma linha de gasoduto exclusiva para a região, além de ações que otimizem a destinação correta de resíduos sólidos. “Tudo isso fará com que a região agreste cresça a sua produção, desenvolva a sua economia e, consequentemente, melhore a qualidade de vida dos moradores”, explicou.
Valmir de Francisquinho: legado e próximos passos na política
Durante a entrevista, Marcos foi questionado sobre os rumos políticos para o segundo turno em Sergipe. Ele deixou claro que percorrerá o caminho que o seu grupo político direcionar. “Valmir tem ouvido muita gente junto com o seu grupo. Qualquer decisão que Valmir tomar vai impactar no segundo turno, e o que ele decidir, os seus soldados acompanharão. Farei a defesa fiel de suas decisões, assim como fiz durante todos esses anos”, disse Marcos.
“O destino de Valmir Deus já traçou. O estado de Sergipe foi fruto de uma experiência sociológica única na nossa história e afirmo que é a primeira revolução do estado de Sergipe. O povo do interior sempre serviu unicamente para votar ou para fazer uma composição. Agora Valmir quebra essas amarras, vem do interior, rompe com um sistema e, apesar da sua situação jurídica, recebe quase meio milhão de votos. Politicamente falando, Valmir foi o grande vencedor dessa eleição”, finalizou.