11 DE JUNHO: DIA DO BARCO DE FOGO
SETURCOM/Prefeitura de Estância
11/06/2014 -

O Barco de Fogo é uma alegoria pirotécnica artesanal recheada com muitos fogos de artifícios - que se movimenta de um lado para o outro, em um arame, no percurso de 200 a 300 metros mais ou menos. Distribuindo muito brilho e cor nas noites juninas da cidade. Assim se caracteriza o Barco de Fogo, um dos mais importantes elementos da cultura sergipana, que tem suas raízes na cidade de Estância.

Segundo pesquisas o Barco de Fogo originou-se da imaginação de um menino, que certo dia fez um barquinho de papel e colocou fogo nele no quintal de sua casa, quase provocando um incêndio - seu nome, Chico Surdo. Foi criado na década de 30 pelo fogueteiro Chico Surdo e é uma manifestação única no mundo que acabou transformando Estância em "Capital Brasileira do Barco de Fogo"

Todos os anos no período junino, que são 30 dias de festa,  a cidade de Estância se enche de muita cor, brilho e calor humano que exala das manifestações folclóricas e culturais: atraindo muitos turistas para conhecer o que a cidade tem de melhor. E um dos principais atrativos, é claro, é o Barco de Fogo - demonstrado em vários pontos da cidade - é cultura do povo de Estância confraternizar com familiares e amigos em suas portas e suas ruas, com fogueiras acesas e a demonstração do majestoso Barco.

Apesar da modernização os estancianos ainda preservam seus costumes e valores históricos e diante disso, lutaram para transformar o artefato pirotécnico junino em algo que marcasse a história dos festejos e a cultura de um Povo. Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Estância deu entrada no mês de maio de 2013, na Secretaria de Estado da Cultura para tombar o Barco de Fogo como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe, sendo aprovado através do Conselho Estadual de Cultura (CEC) e sancionado pelo Governo do Estado. Atualmente é símbolo de todo estado de Sergipe e precisa ser preservado.

A Prefeitura de Estância já entrou, também, com o processo de tombamento através do IPHAN, para que o Barco de Fogo seja reconhecido nacionalmente como Patrimônio Imaterial.

Logo mais na Praça Barão do Rio Branco haverá demonstração de 11 Barcos de Fogo em comemoração ao seu dia.