15 povoados querem emancipação, mas só o 13 aparenta se enquadrar nas exigências
Blog Primeira Mão
11/08/2014 -

O plenário do Senado Federal aprovou na terça-feira da semana passada, com 52 votos favoráveis e apenas 4 contrários, o projeto de lei que estabelece novos critérios para criação, emancipação e fusão de municípios. O texto seguirá para sanção da presidente da República nos próximos dias.

Povoados de Sergipe estão investindo na mudança. No caso de Sergipe, 15 povoados desejam emancipação. Desejam ser municípios as seguintes povoações:  Alagadiço e Mocambo, em Frei Paulo; Nossa Senhora do Patrocínio, em Brejo Grande; São José do Itamirim, em Itabaianinha; Nossa Senhora de Fátima e Luzinópolis, em Porto da Folha; Samambaia, em Tobias Barreto; Roza Elze, em São Cristóvão; Veracruz, em Riachão do Dantas; Colônia Treze e Jenipapo, em Lagarto; Escurial, em Nossa Senhora de Lourdes; Santa Rosa do Ermírio e Sítios Novos, em Poço Redondo e São Mateus da Palestina, em Gararu.

O povoado que melhor se enquadra no perfil definido pela lei a ser sancionada  é Colônia 13, que fica em Lagarto e no próximo ano completa 53 anos de história. A Colônia Treze, em Lagarto, e é parte fundamental no desenvolvimento do município, já que se instalou há meia década uma colônia agrícola e uma cooperativa de agricultores. A povoação tem hoje algo em torno de 20 mil habitantes.