A FALTA DE DEFENSORES
REUNIÃO: Apoio garantido
REUNIÃO: Apoio garantido
10/06/2014 -
A escassez de defensores públicos no Estado é um problema que já vem sendo discutido há tempos, inclusive, já foi destaque algumas vezes neste espaço e no Caderno Municípios deste jornal. Para se ter uma dimensão do caso, apenas 91 defensores atuam na capital e em oito municípios sergipanos, deixando mais de 77% da população carente sem o serviço.
 
 
A categoria tem lutado para mudar essa situação, pois entende que o povo tem o direito de receber assessoria jurídica de forma muita mais eficiente. Ainda ontem (09), um grupo de defensores esteve na Assembleia Legislativa, acompanhados do senador Eduardo Amorim (PSC), para conversar com a presidente da Casa, Angélica Guimarães, e pedir apoio para o anteprojeto de Lei que reestrutura a carreira com regime de subsídio para os membros da Defensoria Pública de Sergipe. 
 
 
O grupo lembrou a aprovação da PEC das Defensorias, que fixa o prazo de oito anos para que a União, os Estados e o Distrito Federal dotem todas as comarcas de defensores públicos. “O senador Eduardo Amorim teve participação decisiva para a aprovação deste projeto”, afirmou o defensor público-geral do Estado, Raimundo Veiga, ressaltando que a proposta também amplia a definição de Defensoria Pública na Constituição, classificando-a como instituição permanente e instrumento do regime democrático.
 
 
O senador sergipano agradeceu a presença dos defensores na Alese e destacou o empenho dos mesmos na manutenção da cidadania do povo. “Nosso País, nosso Estado têm jeito. Lutamos e lutaremos sempre pela Defensoria, e é muito bom defender aquilo que acreditamos. Ser defensor público é como ser médico e atender apenas pelo SUS”, afirmou. A deputada e presidente da Alese, Angélica Guimarães, também lembrou do papel dos advogados do povo e afirmou que o projeto pode ser posto em votação em breve. “Vamos por em votação antes do fim do primeiro semestre esse projeto tão importante para os defensores”, disse Angélica.
 
 
 
NOTAS
 
SÃO PEDRO
Já estão à venda os ingressos para o concurso da Rainha do São Pedro, que acontece dia 21 de junho, no Ginásio de Esportes de Capela. Os ingressos estão disponíveis nas escolas ao preço de R$ 10,00 a individual e R$60,00 a mesa. Após o desfile das candidatas, a animação da festa será regada a forró das antigas com o cantor Charles Brasil. A edição 2014 da Rainha do São Pedro é uma realização da Prefeitura de Capela em parceria com comerciantes e empresários da cidade. Criado no ano de 1991, na administração do ex-prefeito Manoel Cardoso Souza Filho, o concurso da Rainha do São Pedro já é um evento tradicional da cidade, criado com o objetivo de eleger a representação da beleza feminina do município de Capela e, consequentemente, ser incorporado nas festividades em comemoração à Festa do Mastro.
 
 
CREDENCIAMENTO
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria de Comunicação, informa que o credenciamento da imprensa, que vai fazer cobertura jornalística do Forró Siri, começou nessa segunda-feira, dia 9, e prossegue até o dia 15 de junho. As empresas deverão encaminhar para o e-mail credenciamento@socorro.se.gov.br a relação dos profissionais escalados, obrigatoriamente, com o ofício em papel timbrado. Lembrando que somente atuarão os veículos que enviarem a lista dentro período citado para o cadastramento.