No Estado, o Agiliza Sergipe - sistema interligado à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) - tem facilitado a abertura de empreendimentos desde abril de 2014. Até o momento, mais de cinco mil foram abertos através do programa.
A Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) exerce, atualmente, um papel importante de integrador dos órgãos públicos envolvidos no registro, fechamento, alteração e legalização das empresas. Até o momento, unificou a Receita Federal e nove Prefeituras dos municípios sergipanos.
Em Boquim, Canindé de São Francisco, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Propriá e Itaporanga D'Ajuda, abrir uma empresa se tornou mais fácil. Nesta semana, mais dois municípios aderiram ao sistema: Lagarto na última quarta-feira, 29, e Barra dos Coqueiros nesta sexta-feira, 31.
“Nossa missão é facilitar a vida do empreendedor sergipano e contribuir para o avanço da economia de Sergipe. O governador do Estado, Jackson Barreto, determinou que Junta Comercial fizesse isso”, ressalta o presidente da Jucese, George Trindade. A meta da Junta Comercial é integrar no Agiliza Sergipe os demais municípios sergipanos, a Secretaria de Estado da Fazenda e os órgãos de licenciamento.
Na Barra dos Coqueiros, o termo de adesão ao Agiliza Sergipe foi assinado pelo prefeito Airton Martins com a presença do presidente da Jucese e de vários secretários municipais: de Governo, Ariston Porto, de Finanças, Iraci Silva, e de Assuntos Jurídicos, Carlos Montalvão, pelo diretor de Tributos, Adeson Souza, e pelo consultor fiscal do município, Robson Nascimento.
“A parceria com a Jucese é ótima. Facilitará a vida do empresário da Barra dos Coqueiros. Além do mais, agora, saberemos, antecipadamente, onde as empresas abertas na cidade serão instaladas”, destaca Airton Martins.