O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca) ao lado de autoridades, como o governador Fábio Mitidieri, Secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, do presidente da Assembleia Legislativa, Jeferson Andrade e de diversas autoridades locais, abriu oficialmente na noite desta sexta-feira, 5, a 49ª edição do Encontro Cultural.
Antes da abertura oficial, os convidados foram recepcionados na prefeitura pelo gestor municipal, secretários e vereadores, que acompanharam o tradicional cortejo dos grupos folclóricos pelas principais ruas do centro histórico.
“O Encontro Cultural de Laranjeiras é um evento muito importante para mantermos vivas a cultura, a tradição e a identidade do nosso povo. Somente em Laranjeiras, existem quase 30 grupos folclóricos que preservam até hoje as raízes da nossa gente. Portanto, enquanto gestores, só temos que incentivar e investir. É uma riqueza imensurável”, disse Juca.
O presidente da Assembleia Legislativa destacou a riqueza cultural de Laranjeiras. É lindo de se ver tanta riqueza cultural neste município que é o berço da cultura sergipana. No próximo ano, iremos comemorar o cinquentenário deste evento tão grandioso, que movimenta toda a região do vale do Cotinguiba e outras de Sergipe. É uma honra estar ao lado do prefeito Juca e de tantas autoridades aqui presentes para celebrar o maior encontro de cultura do Brasil”, ressaltou Jeferson Andrade.
Marcos Franco frisou que o Encontro Cultural, além de preservar a cultura, fomenta o turismo. “Em Laranjeiras, além da cultura, temos rico patrimônio histórico e é um município com extremo potencial turístico. Graças a uma parceria entre a Prefeitura, o Estado e o Governo Federal, estamos realizando investimentos importantes, com o aval do Iphan, para que possamos divulgar ainda mais e receber turistas para conhecer tamanha riqueza”, destacou Marcos Franco.
“Laranjeiras é sempre um município-referência para a cultura sergipana. Por isso, o estado não pode deixar de apoiar esse grande evento que enaltece o nosso povo e a nossa história. Em 2025, vamos estar aqui novamente para celebrar os 50 anos do encontro cultural, junto com os sabedores e fazedores da cultura popular”, reforçou Fábio Mitidieri.
Fonte: ASCOM-PML