Publieditorial
Agora é possível solicitar ações de educação socioambiental da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) voltadas ao público, por meio do site da empresa. Os projetos ‘Escola vem à Deso’, ‘Deso Comunidade’, ‘Saneamento Expresso’ e ‘Deso vai à Escola’ dispõem do recurso, que tem o objetivo de expandir acesso às iniciativas e ampliar a promoção da conscientização ambiental.
As ações podem ser encontradas na seção “Educação Ambiental” da aba “Meio Ambiente”, no site da Deso. Para solicitá-las, é necessário o registro de informações como nome, endereço e natureza da entidade, dados sobre o responsável do pedido, estimativa de público, data e horário em que a atividade vai ocorrer, entre outros detalhes.
O objetivo é simplificar as solicitações, uma vez que anteriormente os pedidos eram realizados exclusivamente por e-mail. Com essa mudança, a expectativa é aumentar o número de atendimentos. É fundamental destacar que a Deso não se limita a ser uma empresa de água e esgoto, também desenvolve programas socioambientais educativos abertos à comunidade.
Os projetos são direcionados a estabelecimentos de ensino públicos e privados, instituições, organizações não governamentais (ONGs) e governos municipais, estadual e federal. Os interessados devem preencher o formulário do programa de escolha, observando requisitos cada um, e aguardar a triagem da equipe da empresa, que entrará em contato com o solicitante para confirmar o agendamento após a avaliação.
Programas
O ‘Deso vai à Escola’ promove palestras nas redes de ensino pública e privada, ONGs e empresas sobre as atividades desempenhadas pela corporação, a importância de preservação do meio ambiente e do consumo hídrico consciente, princípio presente nas demais iniciativas. Já o ‘Escola vem à Deso’ realiza visitas técnicas orientadas e supervisionadas de estudantes a Estações de Tratamento de Água e de Esgoto.
Programa itinerante, o ‘Saneamento Expresso’ explica de forma lúdica como funciona todo o ciclo do saneamento, enquanto o ‘Deso Comunidade’ desenvolve trabalhos socioambientais em comunidades atendidas pela empresa, fazendo a intermediação dos interesses da população e da companhia, além de viabilizar a troca de informações.
Para a diretora do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, localizado no bairro Jabotiana, em Aracaju. Alessandra Souza Santos, a iniciativa da empresa atua de forma complementar ao que os estudantes aprendem em sala de aula. “Eles viram na prática como a água chega até as torneiras e ficaram surpresos porque é uma novidade para eles. Até dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) eles tiveram. Todo conhecimento é sempre muito bem-vindo”, afirmou.
Da assessoria