A capacitação de profissionais para a nova face da construção civil, um setor em transformação, rumo à Indústria 4.0, é uma demanda em ascensão.
Pensando nisso, o presidente da Associação dos Dirigentes das Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (ADEMI-SE), Evislan Souza, se reuniu com a gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Sergipe, Sandra Regina, para buscar soluções.
O alinhamento irá garantir a oferta de cursos que suprem o chamado da nova indústria da construção, em paralelo à abertura de oportunidades de emprego em construtoras e incorporadoras que seguem rigorosamente a legislação e padrões de qualidade.
O setor da construção civil tem sido um dos últimos a incorporar a industrialização e as novas tecnologias para adaptar suas atividades. Essa lacuna tem gerado uma série de dificuldades, incluindo a falta de mão de obra qualificada e uma concepção deturpada sobre este mercado, principalmente pelo público mais jovem, ainda marcado por uma visão do modelo tradicional de trabalho na construção.
O cenário está se modernizando com o uso de tecnologias inovadoras, como sistemas de paredes de concreto moldadas in loco, automação em processos construtivos, uso de BIM (Building Information Modeling) e ferramentas digitais que otimizam projetos e execuções. Essa transformação, conhecida como Indústria 4.0, traz eficiência, redução de custos e sustentabilidade para o mercado.
No entanto, o sucesso dessa modernização depende de uma força de trabalho capacitada e alinhada às novas tendências.
Daí, segundo o presidente da ADEMI-SE, Evislan Souza, vem a importância da parceria com o SENAI.
“Foi um passo importantíssimo da ADEMI em buscar o SENAI, que tem a expertise em capacitar os profissionais da indústria e oferecer ao mercado pessoas qualificadas. Nós estamos à disposição para apoiar o SENAI nesse processo e também oferecer oportunidades de trabalho para os profissionais formados, contribuindo para o crescimento do setor e do Estado de Sergipe como um todo”, destacou.
Após a reunião, ficou definido que o SENAI, como referência nacional em capacitação profissional para a indústria, irá promover programas que incluem formações técnicas em tecnologias modernas, como montagem de formas, operação de concretagem, controle de qualidade, e instalações hidráulicas e elétricas adaptadas às novas tecnologias. Além disso, módulos práticos estão sendo planejados em parceria com as empresas associadas à ADEMI, garantindo que o aprendizado esteja conectado às ações vigentes.
A ADEMI, por sua vez, reafirmou o compromisso de fortalecer o mercado, criar empregos e atrair jovens para uma nova visão da construção civil, mais tecnológica, sustentável e eficiente.
Fonte: ADEMI-SE