A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou nessa segunda-feira, 6, e segue até sexta-feira,10, a coleta domiciliar do 6º e último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. Este monitoramento permite uma análise sobre a infestação do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya e contempla todos os bairros da capital.
O LIRAa é realizado a cada dois meses e é essencial para nortear as ações de combate promovidas pelo município. De acordo com o gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes aegypti, Jeferson Santana, esse levantamento é um dos mais importantes do ano, porque, através desta coleta, é possível ter uma perspectiva de como será a situação epidemiológica da capital para o verão, que é um período no qual o mosquito consegue se desenvolver mais rapidamente.
“Os agentes de combate às endemias visitam os domicílios e realizam inspeções nos quintais, reservatórios de água, vasos de planta, ralos, terrenos e pneus, que são locais com potencial de foco. Caso encontre os focos, encaminhamos as amostras para análise no laboratório do Centro de Controle de Zoonoses [CCZ]. Uma vez confirmado ser de larvas do Aedes, esse dado é inserido no índice de infestação. Ao coletar a amostra, também já eliminamos o foco para interromper o ciclo de reprodução do mosquito”, explica Jeferson.
Após a finalização de todas as análises laboratoriais, é elaborado o boletim epidemiológico com estratégias de combate ao mosquito, no qual também serão feitas comparações em relação ao LIRAa anterior.
Fumacê e mutirão
Para intensificar o combate ao mosquito, a SMS mantém um cronograma semanal de ações, com a aplicação do fumacê costal que é realizada em bairros escolhidos a partir da notificação de casos.
“A substância é aplicada das 17h às 19h, horário de maior movimentação do vetor. Nesta segunda, 6, o fumacê estará no bairro Japãozinho. Na terça, 7, o bairro da vez será o Robalo. Já na quarta-feira, 8, as equipes percorrerão o bairro Luzia e na quinta-feira, 9, o bairro Santa Maria”, ressalta o gerente.
Já aos sábados, são realizados os mutirões de visitas domiciliares, limpeza de terrenos, recolhimento de lixo e varrição, em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
No próximo sábado, 11, as equipes realizarão mais um mutirão e o bairro será escolhido a partir destes dados coletados do LIRAa.
Fonte: ASCOM SMS