Agentes de Trânsito protestam nas ruas de Lagarto
Tito Oliveira
06/06/2014 -

Nesta manhã (6), Agentes de Trânsito se reuniram no Sindicato, em Lagarto, para discutir a ratificação de fundação, eleição e filiação, que definirá a situação dos próximos dias de atividade desde a decisão de paralisação.

Na ocasião estiveram presentes Agentes de Lagarto, Itabaianinha, Tobias Barreto e Boquim.

A reunião, que também se dava envolta à discussão de retificação na questão do prazo de publicação dos editais pelo Ministério Público, era uma prévia da manifestação pacífica que os Agentes fizeram em frente à Prefeitura Municipal.

Sobre o prazo de publicação, José Aparecido, Secretário da Questão Racial Estadual da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), explica que "Pela lei anterior, período em que o Sindicato dos Agentes efetuou sua inscrição, é inviável a entrada para o registro sindical, porém não altera seu funcionamento"
.
Segundo um dos Agentes organizadores da manifestação, "O protesto pacífico consiste na reivindicação da categoria, que foi encaminhada em agosto de 2013. E entre os principais itens estão o pagamento de horas extras, adicional noturno e o cumprimento de um acordo firmado entre a Prefeitura o Sindicato".

Segundo Kenned, o acordo seria o reajuste do salário base e adicional de penosidade.

Na reunião ficou definido que apenas 30% (trinta por cento) do efetivo estarão disponíveis nas atividades dos próximos dias. Para melhor esclarecimento sobre no que implica a decisão tomada pelo SINATRAN/SE, hoje, por exemplo, seriam escalados quatro Agentes para o controle do trânsito, porém, com a decisão, apenas um estará trabalhando.


Também foi colocado que em detrimento das duas últimas convocações, que ainda possui pagamento pendente, para amanhã (7) haverá a escala normal, no entanto sem Agentes extras.