Alunos do Colégio Estadual José Augusto da Rocha Lima, em Gararu, saíram de sua cidade para assistir e interagir em palestras desenvolvidas no Colégio Estadual Almirante Tamandaré, localizado no município de Nossa Senhora de Lourdes, sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A iniciativa surgiu a partir de reuniões entre o Serviço de Ensino Médio (Semed/Seed), a equipe pedagógica da DRE-7 e professores. "Ir às escolas fazer esse trabalho de apoio e incentivo nos mostrou o quanto é importante estreitar ações entre Secretaria, DRE e escola, com um objetivo só, que é a aprendizagem do aluno", afirmou a coordenadora pedagógica da DRE-7, Elaine Melo.
As palestras iniciaram-se na terça-feira, 22, e até a semana que antecede o Enem serão realizados outros projetos, como aulões e simulados, em todas as unidades de ensino da DRE-7. De acordo com o diretor do colégio que sediou o evento, João Francisco de Oliveira, "a finalidade foi conscientizar os alunos do ensino médio a participarem com seriedade do Enem, bem como fazê-los compreender que é por meio desse exame que eles conquistarão uma graduação".
Palestras
Alunos de Nossa Senhora de Lourdes receberam os de Gararu de braços abertos. Muito receptivos, trocaram experiências e anseios. De acordo com a aluna Lavynia Carmo Brito, do Colégio Estadual José Augusto da Rocha Lima, além de toda interatividade, as palestras foram muito proveitosas. "As dicas dadas por todos os professores sobre a aplicação da prova foram essenciais", disse.
Assim como a estudante, seus demais colegas também julgaram essa iniciativa como muito boa, pois relataram que, ao sair da zona de conforto, perceberam que os alunos de ambas as instituições têm a mesma ansiedade e expectativa em relação à prova. "Essa troca de experiência, de orientações e de dicas fez como que todos ficassem ainda mais tranquilos e seguros", ponderou a professora de Português e técnica da DRE-7, Aline Rocha.
As palestras atingiram a diferentes áreas de conhecimento, englobando dicas sobre o estilo, as matrizes e as competências da prova de redação, com a professora Aline Rocha; explicando as características primordiais das provas do dia 24 de outubro, com o professor Luis Eduardo Santos Araújo, enaltecendo as facilidades e esclarecendo as dificuldades do dia 25 de outubro, com o professor Glauber Evangelista Cruz e respondendo as perguntas mais frequentes acerca do Enem, com o professor e coordenador do Enem em Nossa Senhora de Lourdes, José Roberto Santos Menezes.
Todo o evento foi benéfico. "Sempre achei muito proveitosos esses projetos, principalmente por ser uma extensão da sala de aula que provoca uma maior interatividade entre diversos alunos e professores de áreas distintas", analisou o professor Luis Eduardo Santos Araújo.
Alunos do Alto Sertão assistem palestras e recebem orientações sobre o ENEM
23/09/2015 -
Outras Notícias