Os aprovados no primeiro concurso público da história da Coordenadoria Geral de Perícias da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Cogerp/SSP) deram início as aulas práticas nas instalações dos quatro Institutos que compoẽm a Cogerp: Instituto de Identificação, Instituto Médico Legal, Instituto de Criminalísica e Instituto de Análise e Pesquisa Forense.
A iniciativa faz parte do cronograma do curso de formação dos aprovados que vem sendo coordenado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol). Os alunos dos cargos de agente técnico de necropsia, papiloscopista, perito médico legista, perito criminal e perito odonto legal estão no processo final de formação cumprindo uma carga horária de 240 horas/aula.
“O curso de formação passa pelas aulas práticas e teóricas. O processo implementado vem sendo feito com rigor e os concursados estão tendo aulas práticas nos Institutos da Cogerp. Contamos com instrutores de universidades do Brasil a exemplo da USP e alguns laboratórios da UFS também estão sendo utilizados para as aulas. A ideia é aplicar uma formação exemplar para que esses profissionais possam desenvolver suas funções com qualidade em prol da sociedade sergipana”, destacou o diretor da Acadepol, delegado Abelardo Inácio.
Na tarde de ontem a turma do curso de formação de papiloscopistas teve aulas práticas nas instalações do IML e no Instituto de Identificação. No IML os alunos tiveram contato com conhecimentos de necropapiloscopia. Já no Instituto de Indentificação, o foco dos ensinamentos foram as identificaões criminais e civis.
Para o aluno Jenilson Gomes as aulas práticas são importantes para o desenvolvimento da profissão. “A iniciativa nos possibilita conhecer o nosso futuro ambiente de trabalho, sentindo o clima da profissão. Estamos conhecendo todas as etapas de atuação de um papiloscopista que vai desde o primeiro estágio do ciclo, que é a identificação civil, até o final do processo que se encerra com a identificação cadavérica”, pontuou Jenilson.
Estão no processo de formação 170 alunos que terão instruções até o próximo dia 17. O concurso foi realizado no mês de maio deste ano e a previsão é de que até o início do próximo ano, com a finalização da última etapa do concurso, os aprovados dentro das vagas oferecidas possam ser convocados para desenvolver suas atividades.
Aprovados no concurso da Cogerp participam de aulas práticas nos Institutos do órgão
10/10/2014 -
Outras Notícias