Aracaju registrou, nos seis primeiros meses deste ano, um total de 4.579 multas por avanço em sinal vermelho. Os números resultam em uma média de 763 infrações por mês, são 25 por dia, uma a cada 57 minutos.
De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, o número de multas aumentou em relação ao ano passado (3.592), o que resultou em uma alta de 27,47%.
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, avançar o sinal vermelho é considerado infração gravíssima. Quem for flagrado cometendo a irregularidade leva sete pontos na carteira e ainda paga R$ 293,47 de multa.
Contudo, na capital sergipana, existe a lei municipal nº 3060/2002, que permite o avanço do sinal vermelho sem que haja autuação somente das 23h até as 6h, desde que o condutor esteja dentro do limite de velocidade permitido para aquela via e faça a ultrapassagem do semáforo com total segurança.
A SMTT reforça que é preciso ter cautela, reduzir sempre a velocidade, observar o fluxo e só avançar se houver segurança.
Fonte: G1SE