No próximo dia 10 começa a Feira de Sergipe. Um importante evento organizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que viabiliza e divulga a cultura, a economia, a arte e o artesanato feito no Estado de Sergipe. E Pacatuba não poderia ficar de fora. Mais uma vez, os artesãos locais participarão do evento com o apoio da Prefeitura Municipal.
Através da Secretaria Municipal de Turismo e do Sebrae, os artesãos de Pacatuba poderão apresentar os mais diversos produtos confeccionados a partir da palha da Taboa, uma planta nativa da região que também vive na água, assim como o Junco. “Ela é diferente do Junco, mas tem a mesma qualidade. Em certos casos, chega a ser superior na confecção e acabamento de alguns materiais. A única dificuldade é para secagem, que só é feita nos meses mais quentes, com muito sol”, explica o secretário de Turismo do Município, Genivaldo Vieira.
“Vado”, como é mais conhecido pela comunidade, afirma que os produtos confeccionados pelos artesãos com a palha da taboa tem boa aceitação nas feiras. “O ano passado vendeu bastante, neste mesmo evento. E os organizadores do Sebrae sempre procuram os produtos confeccionados para levar para outras feiras fora do estado, assim divulgando esse belo trabalho feito em nossa comunidade”, detalha.
No final de 2014, os artesões participaram do Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco, organizada pela Companhia dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Coodevasf), também em Aracaju. As boas vendas no evento geraram boas expectativas para a Feira de Sergipe, que tem outras proporções com um número maior de público visitante. “Vamos fornecer o transporte dos produtos até o local do evento, assim como hospedagem e alimentação, tudo na intenção de fortalecer essa atividade aqui no Município de Pacatuba”, destaca Vado.
Os artesãos de Pacatuba fazem parte da Associação de Artesanato e Apicultura dos Povoados Junça e Tigre, que é composta por integrantes de diversas comunidades, entre elas dos povoados Piranhas, Santana dos Frades, Tigre e Junça. Entre os produtos confeccionados, estão bolsas, tapetes, portas moedas e os famosos pufes, que vem fazendo sucesso na decoração de ambientes. Quem quiser mais informações sobre os produtos, basta entrar em contato com Iraildes Santos, através dos números: (79) 9968.6511 ou 9972.7559. A Feira de Sergipe acontecerá de 10 a 25 de janeiro, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, em Aracaju.