O presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Fernando Mota, e o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, assinaram esta semana carta de intenção para estabelecer entre as duas instituições um convênio de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico na área de TI. O objetivo é fortalecer a pesquisa aplicada voltada para o desenvolvimento de processos e produtos com inovação tecnológica que contribuam para a melhoria econômica e social da comunidade local.
A ideia é promover também a capacitação e o treinamento do corpo técnico do Banese no que se refere às tecnologias desenvolvidas e de domínio dos pesquisadores do IFS, além de fortalecer a relação estabelecida entre a academia e o mercado de trabalho. “Estou muito satisfeito com o entendimento do Banese de que é fundamental investir em educação. Essa parceria só irá gerar bons resultados para ambas as instituições”, afirmou o reitor.
O presidente do Banese, Fernando Mota, também demonstrou sua satisfação com a parceria. “A função do Banese é também contribuir com a formação de mão-de-obra em nosso estado, e é isso que esse convênio visa proporcionar. Esse é só o início de uma parceria que, com certeza, será ampliada no futuro”, disse Fernando Mota.
Parceria
Segundo o professor Luís Otávio, um dos coordenadores do convênio pelo IFS, juntamente com o docente Ricardo Rabelo, o objetivo da parceria é o desenvolvimento, por docentes e alunos do IFS, de pesquisa aplicada voltada para as demandas apresentadas pelo Banese. “Esse convênio pretende promover o desenvolvimento acadêmico a partir da inserção do aluno no ambiente corporativo, ampliando a capacidade técnica e de pesquisa do instituto”, afirma.
O professor Lauro Barreto Fontes ressalta que a intenção é que a parceria seja ampliada cada vez mais. “A ideia é apresentar os resultados do convênio, os projetos e produtos desenvolvidos em uma grande exposição, que pode integrar, inclusive, uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, diz o professor.
Já o superintendente de TI do Banese e coordenador do convênio por parte do banco, Ícaro Ramos, informou que procurou o IFS para firmar o convênio em virtude da própria natureza do instituto, reconhecido por formar profissionais em áreas relacionadas à tecnologia. “Nossa ideia é utilizar a pesquisa desenvolvida por professores e estudantes do IFS para promover inovação em produtos e serviços do Banese, além de otimizar o desenvolvimento de processos e soluções internas do banco”, acentuou.
BANESE E IFS FIRMAM PARCERIA NÁ ÁREA DE TECNOLOGIA
17/10/2014 -
Outras Notícias