Bibliotecas públicas celebram mês do folclore com programação especial
Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto
Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto
G1 Sergipe com informações da Secult/SE
12/08/2014 -

As seis bibliotecas públicas de Sergipe, que integram o projeto "Bibliotecas em Rede" promoverão uma programação especial para celebrar o mês de folclore. A programação do “Folcloripe” contemplará nos dias 15, 22 e 29 de agosto, as cidades de Aracaju, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros com diversas atividades culturais, a exemplo de caminhadas, teatro de fantoches e contação de histórias.

 

Programação

 

As atividades começarão no dia 15 de agosto, a partir das 8h, na Praça General Valadão, que será o ponto de concentração para a caminhada folclórica. A partir das 9h, a caminhada seguirá pelo calçadão da Rua João Pessoa com destino à Praça Fausto Cardoso. Das 10h às 12h, a praça será o palco das seguintes atividades: biblioteca na praça, teatro de fantoches, contação de histórias, apresentação de cordel, exposição de brinquedos e brincadeiras folclóricas.

 

No dia 22, será a vez da Barra dos Coqueiros receber a caminhada, que partirá da Praça Santa Luzia (centro da cidade) e seguirá pelas redondezas. O local também terá o mesmo cronograma de atividades realizado no dia 15.

O conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, receberá o Folcloripe no dia 29. O evento acontecerá na Rua 50, endereço da biblioteca Livro Aberto. A partir das 9h, a caminhada sairá da Praça da Igreja do Loreto em direção à sede biblioteca. Logo depois, começarão as atividades conforme a programação dos dias anteriores.

 

Bibliotecas em Rede

 

O projeto Bibliotecas em Rede, parceria entre o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), se propõe a promover debates que estimulem a circulação de informações e de experiências entre profissionais de bibliotecas de um determinado contexto. Espera-se, com isto, ampliar a consistência e o embasamento das ações realizadas e sua articulação com a comunidade do entorno.

 

O projeto piloto tem como ponto de partida o mapeamento do trabalho de bibliotecas de diferentes perfis que se destacam por sua integração com a comunidade. O projeto envolve ainda encontros presenciais entre os profissionais para debate de suas práticas e formação de novas ações. O objetivo é sintetizar todo o trabalho para multiplicar a experiência e estendê-la para todo o país.

 

Em Sergipe, o projeto envolve quatro bibliotecas de Aracaju: Biblioteca Pública Epifânio Dória, Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar, Biblioteca Municipal Clodomir Silva e Biblioteca Municipal Ivone de Menezes; além de uma biblioteca da Barra dos Coqueiros, que é a Biblioteca Pública de Barra dos Coqueiros, e outra de São Cristóvão, a Biblioteca Pública Livro Aberto.