Bombeiros comemoram 94 anos da corporação com uma série de eventos
Ascom/SSP
02/10/2014 -

Uma série de eventos movimentou a semana de comemoração dos 94 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Na última terça-feira (30), foi oferecida uma feijoada a bombeiros da reserva; na quarta-feira, 1º, foi realizado o ‘Dia do Bem-Estar Bombeiro’ e, nesta quinta-feira, 2, houve uma formatura militar pela manhã. As celebrações serão finalizadas à noite, com um Baile de Gala na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Aracaju.


A feijoada teve como objetivo resgatar o convívio dos militares da reserva e reformados junto à instituição, proporcionando entretenimento e aproximação junto aos profissionais da ativa, em uma filosofia de valorização daqueles que muito contribuíram para o progresso da instituição. Na oportunidade, o CBMSE atualizou o cadastro dos inativos, para facilitar os contatos e garantir a participação deles em futuros eventos.

O ‘Dia do Bem-Estar Bombeiro’ contou com atividades de orientação, promoção de saúde e prevenção de riscos e doenças, em stands montados no quartel do comando geral (QCG) da Rua Siriri, centro da cidade. Os bombeiros puderam realizar teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C; tomar vacinas contra DT adulto, Influenza e Hepatite B; participar de ginástica laboral; medir sua glicemia a aferir pressão arterial; receber orientação nutricional; participar de palestras educativas sobre doenças sexualmente transmissíveis e prevenção ao câncer, além de receber técnicas de relaxamento e massagens.

Na formatura alusiva ao 94º Aniversário do CBMSE, realizada nesta quinta-feira, 2, foram destacados os principais avanços e desafios da corporação. “Um contexto de mudança marca a passagem dos 94 anos do CBMSE. Trata-se de uma transformação gradativa, voltada, em um primeiro momento, à melhoria do ambiente de trabalho, que resultará em maior motivação dos senhores e senhoras (bombeiros) no desempenho de suas funções. Com foco na valorização e qualidade de vida do profissional, estamos nos empenhando em reformas das instalações do quartel, pinturas e implantação de um espaço de convivência e área de lazer”, afirmou o comandante geral, coronel BM Regnaldo Dória, durante o discurso.


A solenidade de formatura marcou ainda a entrega de medalhas de Mérito Bombeiro Militar e medalhas a profissionais que já completaram 10, 20 ou 27 anos de serviço. Além de comemorar o aniversário da corporação, esta série de eventos visa proporcionar momentos de interação e confraternização aos integrantes do CBMSE, priorizando a qualidade de vida e o bem-estar dos bombeiros militares.

Histórico

O CBMSE foi criado em 1º de outubro de 1920, por Decreto Governamental do presidente da Província de Sergipe, José Joaquim Pereira Lobo. Com a denominação de “Seção Sapadores-Bombeiros” do Batalhão Policial, o Corpo de Bombeiros foi instituído após um grande incêndio ocorrido no centro histórico de Aracaju, que destruiu completamente a loja “Casa Celeste”.

No período de 1920 a 1935, a seção de bombeiros era incorporada à força pública do Estado, constituída pela Polícia Militar. De 1936 a 1984, a corporação esteve sob a administração do governo municipal de Aracaju, passando a se chamar Companhia de Bombeiros, com efetivo fixado em 63 homens. Em 1955, ainda sob administração da prefeitura da capital, a companhia foi transformada em Corpo de Bombeiros Municipal de Aracaju, com comando escolhido e nomeado pelo prefeito, com sede na Rua Siriri.

Em 1984, o Corpo de Bombeiros foi incorporado à Policia Militar Do Estado, sob a denominação de Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de Sergipe, com estrutura de batalhão. Foi somente em 23 de dezembro de 1999 que a corporação adquiriu autonomia administrativa, desvinculando-se da Polícia Militar, ficando diretamente subordinada à Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe e incorporando profissionais do sexo feminino.

Atualmente a corporação é composta por 598 militares e possui unidades operacionais em Aracaju, Estância, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto, Lagarto e Propriá.