O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Otávio Soares, apresentou nesta segunda-feira (13), o relatório final que aponta a causa principal para o desmoronamento de parte do asfalto da pista localizada no Km 94, da BR-101, no município de Nossa Senhora do Socorro, região que dá acesso ao Sul de Sergipe, ocorrido no dia 22 de junho.
Segundo o superintendente, uma deficiência no projeto referente a um cálculo no fator de segurança ocasionou o problema. “Na verdade, quando ocorrem esses tipos de problemas uma série de fatores influenciam, mas nesse caso, o principal foi a deficiência no projeto ao calcular o fator de segurança abaixo do preconizado pelas normas”.
De acordo com Otávio, a empresa responsável pelo projeto vai ser notificada sobre o resultado do relatório ainda essa semana. “Já abrimos o processo de apuração e nesta semana estaremos notificando a empresa para que ela possa se pronunciar”.
Ainda segundo o superintendente, uma comissão de apuração foi formada por três engenheiros. “Tudo foi criteriosamente analisado por engenheiros através de uma comissão”.
Por fim, ele informou que as obras para recuperação devem iniciar em novembro com a conclusão prevista para fevereiro de 2015. “Acredito que no início de novembro as obras estarão iniciando, sendo a conclusão em fevereiro no ano que vem”.